COMPETÊNCIA SOCIAL – Avaliação que se remete aos efeitos do desempenho social nas situações vividas pelos indivíduos. OBS: As habilidades sociais são aprendidas e a competência social qualifica, portanto a profiência de um desempenho.
As habilidades sociais são aquelas que ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada, no âmbito social, familiar e profissional. Elas respeitam normas de comportamento e se expressam em distintas situações, sendo coerentes e sem causar mal-estar nos demais.
Desenvolvimento de competências significa adquirir o conhecimento e dominar as habilidades necessárias para desempenhar o seu papel – seja para sua função atual ou para um cargo que ele espera ocupar no futuro.
Desenvolver competências nada mais é que fazer as pessoas adquirirem conhecimentos, habilidades e atitudes para o bom desempenho de seus cargos, funções e papéis.
Para ser um profissional bem cotado no mercado de trabalho, essas são algumas competências que você deve desenvolver:
Desenvolvimento de Competências é a ampliação dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma empresa para que eles desempenhem melhor suas funções, promovendo o crescimento pessoal de cada um e do negócio.
São considerados objetivos os resultados que a empresa deve alcançar, em prazo pré-estabelecido, para concretizar sua visão sendo competitiva no presente e também no futuro.
Gestão por Competências é um sistema da área de Gestão de Recursos Humanos desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno a um negócio, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento.
A junção dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores – as chamadas competências, unem-se de tal forma que aquela organização passa a ter uma identidade própria. Os propósitos, ideais, diferenças e valores que surgem dessa união podem ser chamados de competências organizacionais.
Em sincronia com a visão estratégica das organizações, a gestão por competência pretende criar meios que possibilite o comprometimento dos indivíduos e grupos com os objetivos da organização, ao mesmo tempo em que desenvolve e mantem sua vantagem competitiva diante da concorrência.
Gestão por competências é o conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências de uma pessoa ou organização. Gerenciá-la consiste no processo de identificação de qualidades e desenvolvimento de potenciais dos colaboradores de forma que mantenham comportamentos alinhados aos objetivos de negócio.
Consiste em um entendimento prático de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações“. Dessa forma, de acordo com o sociólogo, competência engloba atitude (tomar iniciativa), entendimento prático (habilidade) e conhecimentos adquiridos (saber).