A inversão da rotação do motor elétrico trifásico é feita a partir da troca de duas fases quaisquer entre si na alimentação, sendo que uma permanecerá inalterada. Já nos motores monofásicos de fase auxiliar, em que a troca é feita na ligação do motor elétrico e não na alimentação.
Chave reversora, também chamada de chave comutadora, é o equipamento responsável por alternar a fonte de alimentação da rede concessionária para os geradores e vice versa.
A forma mais correta que encontramos para ligar um motor trifásico em 220V bifásico é através de um inversor de frequência!
Comando de partida para compressor – Passo a passo
Saindo com as fases do disjuntor motor, conecte elas no contator e em seguida faça uma derivação em cada uma delas. Leve esses cabos derivados diretamente para o relé falta de fase e conecte-os nos bornes de monitoramento, sempre respeitando a sequência das fases (R,S,T ou L1, L2, L3).
O relé falta de fase também deve possuir um contato NA e um contato NF. Eles comutam junto com os contatos das três fases. Esses contatos podem ser usados para ligar as bobinas do contator principal ou para ligar sinalizadores. Assim, eles indicariam possíveis falhas no circuito, quando o relé é desarmado.
Ligando-se o aparelho com as três fases R, S e T, em sequência e após o procedimento de ajuste, o relé de saída comuta seus contatos para a posição de trabalho (led vermelho aceso). Comutará para a posição de repouso (led vermelho apaga) se ocorrer falta de fase por assimetria angular ou modular.