EQST

O Que Compensar Na Psicologia?

O que compensar na psicologia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é compensar na psicologia?

Em psicologia, compensação é uma estratégia pela qual um indivíduo esconde, conscientemente ou inconscientemente, fraquezas, frustrações, desejos, sentimentos de inadequação ou incompetência em uma área da vida através de gratificação ou sucesso noutra área.

O que é Identificação para a psicanálise?

Para o Vocabulário da Psicanálise, de Laplanche e Pontalis, a identificação é um processo psicológico pelo qual um indivíduo assimila um aspecto, uma propriedade, um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, segundo o modelo dessa pessoa.

Como surge o ideal de eu?

Eu ideal (ego ideal) A criança fica identificada com os anseios e demandas pulsionais dos pais e essas inscrições precoces no aparato psíquico constituem os rudimentos de um Eu. O Eu Ideal seria essa instância em que o Eu do bebê está repleto da libido e dos ideais de perfeição dos pais.

O que é o ideal do ego?

O ideal do ego é um componente do superego e herdeiro das exigências narcísicas dos pais. É um padrão evoluído de identificação onde figuras importantes servem de modelo na orientação da vida. É uma representação de si mesmo que procura aceder a representações idealizadas (os pais por exemplo).

O que significa a palavra ideal?

Significado de Ideal adjetivo Que só existe na imaginação; fantástico, quimérico: mundo ideal. Que possui a suprema perfeição; perfeito: beleza ideal. Relativo a ideia; que só tem existência no pensamento; imaginário.

O que é o narcisismo secundário?

A definição corresponderia ao chamado narcisismo primário, uma concentração de libido dentro do eu. Posteriormente, na vida do sujeito, quando a libido antes dirigida para os objetos externos se retrai para o ego (então já constituído), fala-se em narcisismo secundário.

Qual a diferença entre narcisismo primário e secundário?

O conceito de narcisismo primário De acordo com Laplanche e Pontalis, “o narcisismo primário designa um estado precoce em que a criança investe toda a sua libido em si mesma. O narcisismo secundário designa um retorno ao eu da libido retirada dos seus investimentos objetais” (Laplanche e Pontalis, 1992: 290).

O que caracteriza um narcisista?

Quando uma pessoa se mostra muito segura de si e cultuando a si mesma com bastante entusiasmo é comum dizer que esta é uma pessoa narcisista. O termo vem da mitologia grega. Narciso era um jovem belo, filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope.