O que faz um profissional de Artes Visuais?
Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música.
A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.
conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas. ... O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em. três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão.
Professores de Arte concordam que todas as séries do Ensino Fundamental deveriam ter como requisito mínimo duas horas por semana de aulas de Arte. Na prática, ainda são poucas as escolas públicas que conseguem manter um oferecimento regular e qualificado na área de Artes.
Em dezembro de 2010, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a Resolução CEB nº 07, fixando diretrizes para o Ensino Fundamental de nove anos. ... Ou seja, tanto um pedagogo quanto um professor formado no magistério de nível médio estão autorizados a dar aulas de Arte e Educação Física para os seus alunos.
A disciplina de Arte é responsável por desenvolver a criatividade e a sensibilidade do aluno desde muito cedo. Em outras palavras, nas aulas de artes o aluno é capaz de se expressar através de desenhos, colagens e pinturas. ... Dito de outra forma, a arte permite a liberdade de expressão.
Os Temas e os Géneros Artísticos
A arte figurativa ou figurativismo, ao contrário da arte abstrata (abstracionismo), é um estilo artístico das artes visuais pautado na representação das formas, seja de seres humanos, objetos, animais, paisagens, entre outros.
Temas: Os artistas se inspiram em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura. Sua cultura, folclore, seu humilde cotidiano e as dificuldades do dia-a-dia são refletidas na obra.
As temáticas mais comuns na arte popular brasileira são o próprio povo em sua realidade cotidiana e a natureza. A arte popular é definida como a arte produzida pelo próprio povo sem necessariamente fazer recurso à uma concepção acadêmica de arte.
Nesta coleção, Katia Canton apresenta temas que emolduram o mundo contemporâneo e que são refletidos na arte atual: a superação da modernidade; a questão das narrativas; o tempo e suas relações com a memória; o corpo, a identidade e o erotismo; as noções de espaço e lugar; as políticas e micropolíticas.
A arte popular do Brasil é multifacetada e representa as várias culturas brasileiras que nasceram nos diferentes estados do país. Os trabalhos, sejam eles esculturas, pinturas, rendas ou outras expressões de arte, são plurais e, por isso, desviam do padrão imposto pelas galerias de arte.
Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.
Arte Popular é a atribuição que se dá a produções artísticas (pintura, literatura, escultura etc.) com relevante valor, de pessoas que nunca se especializaram em arte, de fato, frequentando escolas etc.
As artes digitais se dividem em várias categorias, entre elas, a web art, as pinturas, modelagens, fotografias, animações e vídeos digitais. Os resultados podem ser impressos em um suporte 2D ou objeto 3D, ou serem vistos no próprio ambiente de criação.
Para ele, o cinema é uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes. ... O ideal de Canudo era demonstrar o Cinema como uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes. É a Canudo Ricciotto que se atribui à tão utilizada expressão do cinema como sétima arte.
O cinema é arte, um meio de comunicação e educação de massa e, sobretudo, um meio de comunicação que junta em sua produção diversas artes e culturas em uma única obra, sendo capaz de transmitir um mundo próprio que expressará, através de imagens e sons, e todas as idéias e imaginação de seu criador.
O cinema sendo Artes visuais assim como a pintura, possibilita várias representações do mundo imagético, essa maneira se adapta a visão do autor, da mesma maneira que a pintura, onde o artista irá escolher a sua maneira de trabalhar sua visão do mundo.
Como revisto por Brandão, o cinema definido como arte surgiu a partir de 1912 quando Rioccitto Canudo escreveu o artigo Manifesto das Sete Artes, designando o cinema como a sétima arte depois de arquitetura, escultura, pintura, música, dança e poesia.
Significado de Cinema substantivo masculino Arte de compor e realizar filmes para serem projetados. Sala de espetáculos onde se vêem projeções cinematográficas. [Por Extensão] A própria projeção cinematográfica.
O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo no "Manifesto das Sete Artes", em 1912 (publicado apenas em 1923).