O ciclo ativo da respiração funciona ao obter ar por trás do muco e forçá-lo a sair, ele inclui respiração controlada, exercícios de expansão torácica e expiração forçada – que geralmente consistem em expirações forçadas de comprimentos variados e respiração controlada.
Inspiração para escrever: 15 dicas de como ter ideias para escrever e superar de vez o bloqueio criativo
Os exercícios respiratórios têm como objetivo ajudar a deslocar as secreções para serem mais facilmente eliminadas, facilitar a troca de oxigênio, melhorar a mobilidade do diafragma, favorecer a drenagem torácica, recuperar a capacidade pulmonar e prevenir ou reexpandir áreas afetadas do pulmão.
Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Além disso, a fisioterapia respiratória pode ser feita também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos.
Na posição de pé, incline o corpo para frente, dobrando um pouco os joelhos. Inspire profundamente e quando soltar o ar, 'puxe' o abdômen para dentro, assim como os músculos pélvicos, prendendo a respiração pelo máximo de tempo que conseguir.