HCM baixa: Quando os valores estão abaixo de 26 picogramas no adulto, isso indica anemia hipocrômica que pode ser causada por anemia ferropriva, devido a falta de ferro, e a talassemia, que é um tipo de anemia genética.
VCM e HCM baixos: Significa anemia microcítica, como por exemplo a anemia ferropriva; VCM e HCM normais: Significa anemia normocítica, podendo ser indicativo de talassemia; VCM elevado: Significa anemia macrocítica, como a anemia megaloblástica, por exemplo.
O volume globular médio (VGM) ou volume corpuscular médio (VCM), mede o tamanho das hemácias. Um VCM elevado indica hemácias macrocíticas, ou seja, hemácias grandes. VCM reduzidos indicam hemácias microcíticas, isto é, de tamanho diminuído.
Hemoglobina corpuscular média (HCM) ou hemoglobina globular média (HGM), também referida como MCH (do inglês Mean Corpuscolar Hemoglobin), em um hemograma, é a quantidade média de hemoglobina (hb) presente nas hemácias. É parte de um exame das células sanguíneas e serve para identificar o tipo e causa da anemia.
A amplitude de distribuição dos eritrócitos (RDW), representa, no hemograma automatizado, a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitos, que pode ocorrer por causas variadas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos.