Estrutura, elementos e necessidade dos componentes de um TCC.
A estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos. Assunto abordado pela pesquisa.
O tema já deve trazer, em sua descrição, o problema. Apresente genericamente a gênese do problema, o contexto do problema, sob o ponto de vista sócio-cultural, da história, do Direito, ou de outro aspecto que permita situar o problema que pretende investigar em sua inter-relação com a sociedade.
Escrevendo a seção Material e Métodos
No campo da estatística, um pré-teste é a aplicação de um questionário, na sua versão preliminar, a uma amostra de indivíduos, com o objectivo de identificar perguntas-problema que justifiquem uma modificação da redacção, alteração do formato ou mesmo serem eliminadas da versão final.
A observação é o instrumento de coleta de dados mais antigo. Toda pesquisa científica parte da observação seja para obter ou verificar os conhecimentos adquiridos. Esse levantamento de dados pode ser feito por dois tipos: sistemática e assistemática.
Segundo o dicionário Aurélio, Questionário é uma série de questões ou perguntas. Enquanto que o termo Formulário é designado como uma coleção de fórmulas.
Uma pergunta fechada é formada por opções de resposta já preenchidas para o respondente escolher. Já uma pergunta aberta pede que o respondente dê feedback com as próprias palavras. Vamos observar mais de perto esses tipos de pergunta, analisar suas vantagens e desvantagens e esclarecer quando usar cada um deles.