A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores.
Rachadura na diagonal significa recalque diferencial na fundação, ou seja, uma ou mais sapatas estão afundando de forma desuniforme, caso sua casa esteja estruturada, ou seja com fundação, pilares e vigas.
Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.
Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:
As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas. Com esta magnitude permitem que o ar e a água penetrem no interior da peça, o que exige atenção imediata. Podem gerar corrosão da armadura ou reações químicas indesejadas no material.
Um tratamento comum para fissuras mapeadas é a aplicação de tintas e selantes flexíveis, capazes de absorver a abertura causada pelas tensões na parede. Já em casos onde a fissura é motivada por movimentos estruturais, o tratamento acaba se tornando mais complexo.
Passo a passo
à quantidade de cimento: grandes quantidades de cimento no reboco em relação aos outros agregados faz com que haja maior contração ou quantidade insuficiente de cimento pode diminuir a resistência da argamassa, fatores que também podem provocar fissuras ou trincas.