O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito-2) constitui, no âmbito do Sistema Coffito/Crefitos, uma Autarquia Federal, com jurisdição no Estado do Rio de Janeiro.
Salário Mínimo Profissional do Fisioterapeuta Existe um projeto de lei (PL 5979/2009) em tramitação para aumentar o piso salarial dos fisioterapeutas, fixando-o em R$ 4.
O CFP é instância de recurso nos julgamentos de processos éticos e, por isso, denúncias sobre a atuação profissional de psicólogos deverão ser encaminhadas para o Conselho Regional de Psicologia da região em que este psicólogo esteja atuando.
“Art. 30. É proibido ao fisioterapeuta: VI –deixar de comunicar formalmente ao Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da região da recusa do registro por parte de instituição ou serviços obrigados a tal registro.
Não é permitido ao fisioterapeuta que atue em instituições públicas ou privadas prescrever a alta fisioterapêutica de pacientes que se encontrem hospitalizados. ... É permitido ao fisioterapeuta praticar ato cirúrgico nos casos de urgência ou em situações de suporte vital.
É proibido deixar de comunicar ao Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, recusa, demissão ou exoneração de cargo, função ou emprego, que foi motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses de sua profissão. 4.
É necessário atualizar o código de ética e deontologia da fisioterapia para, por exemplo, incluir no âmbito das responsabilidades do fisioterapeuta a atuação desse profissional nos cuidados paliativos. a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. ECA, art. 53.
De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional cabe ao Fisioterapeuta prestar assistência ao homem, participando da promoção, prevenção, tratamento e recuperação de sua saúde. ... É dever do Fisioterapeuta respeitar o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa e seu bem estar.
Artigo 17 – É dever fundamental do fisioterapeuta, incentivar o pessoal sob a sua direção, coordenação, supervisão e orientação, na busca de qualificação continuada e permanente, em benefício do cliente/paciente/usuário e do desenvolvimento da profissão, respeitando sua autonomia.
Assim a ética e moral é um tema que interessa a toda a sociedade principalmente os profissionais das várias áreas do conhecimento. Aos pertencentes à área da saúde a bioética é a ética rege seu cotidiano, isto se aplica fundamentalmente aos Fisioterapeutas, onde estes têm o dever de respeitar à dignidade humana.