A onfalite caracteriza-se por ser uma infecção geralmente causada pela bactéria staphylococcus aureus. Os sintomas são à saída de um líquido seroso, por vezes manchado de sangue provocando vermelhidão e inchaço na zona que circunda o umbigo, às vezes, febre.
Recomenda-se que a cura de umbigo seja feita imediatamente após o nascimento da bezerra, imergindo o cordão umbilical até a sua base na tintura de iodo durante aproximadamente 30 segundos. A frequência mínima a ser adotada é de 2 vezes por dia, até o dia em que o umbigo seque e se desprenda do abdômen.
O tratamento deve ser por sete dias com antibiótico de amplo espectro e anti-inflamatório intramusculares. Quanto mais rápido iniciar os cuidados mais chances há de obter resultados positivos. Limpe o umbigo inflamado retirando as larvas de mosca e aplique nele um pouco de iodo a 1%.
Umbicura é usado como antisséptico local no tratamento do umbigo de bezerros recém-nascidos, favorecendo uma rápida cicatrização e evitando à formação de bicheiras, miíases. Dosagem: Uso tópico, aplicar o produto Umbicura após o nascimento e repetir o tratamento a cada dois dias até completar a cicatrização.
UMBICURA® deve ser usado como anti-séptico local no tratamento do umbigo dos bezerros recém-nascidos, favorecendo uma rápida cicatrização e evitando a formação de bicheiras (miíases).
O PRÓ-BEZERRO é indicado no tratamento de onfalites (inflamação e infecção do umbigo) e onfaloflebites (inflamação e infecção do umbigo e dos vasos adjacentes) com miíases (bicheiras), de bezerros até 30 dias de vida.
Bezerros recém-nascidos: 7 cuidados essenciais para diminuir a taxa de mortalidade