A analogia é um tipo de comparação de forma que uma semelhança parcial sugere uma semelhança oculta. ... A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressões comparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.
Analogia significa aplicar uma hipótese, não regulada por lei, à legislação de um caso semelhante. Podemos citar, por exemplo, o caso do artigo 128 CP que trata do aborto. Ele só é permitido em casos excepcionais e que seja feito por médico. ... Portanto, a analogia precisa ser analisada e estudada em cada caso.
O fundamento da aplicação da analogia é o princípio da igualdade, segundo o qual, mutatis mutantis, a lei deve tratar igualmente os iguais, na exata medida de sua desigualdade. O mencionado princípio, exige que os casos semelhantes devam ser regulados por normas semelhantes.
Resposta. Analogia é a semelhança entre coisas diferentes.Na linguagem se dá pela construção de ideias baseadas nas que ja existentes. Por exemplo eu criar um produto me baseando num que já existe, criar um computador inspirado em um modelo antigo uma analogia de um produto.
Homologia e Analogia podem ser entendidos como conceitos adaptativos relacionados com um tipo de evolução que duas ou mais espécies diferentes passaram até se estabelecerem completamente em um determinado ambiente.
30 1 A bíblia contem várias analogias, principalmente nos livros dos profetas, quando Deus não estava feliz com algo, ele inspirava seus “porta-vozes” a fazer uma exposição do seu descontentamento. De forma alegórica, Ele criava uma situação fictícia que explicava o presente momento de seu povo.
Em síntese, o emprego da analogia no Direito Penal somente é permitido a favor do réu, jamais em seu prejuízo, seja criando tipos incriminadores, seja agravando as penas dos que já existem. A analogia é objeto recorrente de decisões tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça.
substantivo feminino Característica do que é semelhante. Em que há ou demonstra haver relação ou afinidade entre seres, coisas, pontos de vista; que possui algo em comum; analogia: estão casados, mas não demonstram semelhança alguma.
Observe a figura. No nosso dia a dia podemos observar inúmeros exemplos de semelhança entre objetos. Por exemplo, quando tiramos uma fotografia, a imagem que vemos na foto é a representação reduzida e proporcional do objeto em tamanho real e ao mesmo tempo é uma ampliação da figura que aparece no negativo.
Belarmino considerava a palavra “imagem” como um designativo dos dons naturais do homem, e a palavra “semelhança” como uma descrição daquilo que foi acrescentado sobrenaturalmente ao homem.
Verossimilhança provém do latim verisimilis, cujo sentido se atém a “provável”, ou seja, a narrativa precisa ser constituída de um universo possível, no intuito de provocar no leitor a sensação de que algo pode realmente existir, acontecer.
Mimésis é um termo oriundo do grego e significa a faculdade do homem de reproduzir, imitar. ... Pensar em arte é pensar na faculdade humana de expressar simbolicamente o metafísico, o oculto, tudo aquilo que foge dos padrões da racionalidade.
A verossimilhança é a característica que a arte tem de estabelecer semelhanças com o real. Este elemento artístico é construído pelo processo de mimese onde o artista se aproxima da realidade, mas sem dela ser refém. O afastamento da realidade entra como parte do processo artístico.
Verossímeis é o plural de verossímil. O mesmo que: prováveis, críveis, plausíveis.
adjetivo Que sofreu consternação; que se encontra triste ou desolado. Que demonstra comoção por; chocado: ele ficou consternado com aquela notícia. Etimologia (origem da palavra consternado). Part. de consternar.
Significado de Plurissignificação substantivo feminino Variedade de sentidos, multiplicidade de significados que um texto pode apresentar, especialmente se tratando de um texto literário. ... De pluri, do latim plure, "mais" + significação.
adjetivo Que aparenta ser verdadeiro: uma descrição verossímil. Que é admissível ou realizável por não se opor à verdade; que não repugna à verdade; plausível: história verossímil. [Gramática] Superlativo Absoluto Sintético: verossimílimo. ... Vero + símil.
A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.