O Extrato Etéreo (EE) ou gordura bruta compreende a fração do alimento que é insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos. (ex. éter). São mais conhecidos como as "gorduras" de uma ração, tendo a mesma função dos carboidratos: fornecer energia para todas as atividades metabólicas dos organismos que a consomem.
“Uma boa ração com certeza deve conter carne, frutas, grãos e vegetais, a diferença vai ser na qualidade dessas matérias primas. Isso quer dizer que quanto melhor a fonte, melhor a ração e melhor será digerida pelo trato gastrointestinal do animal”, ensina o especialista.
Os cães e gatos são domesticados há mais de 20 mil anos, porém apenas no século 19 (ano 1800 em diante) começaram a se tornar animais de companhia. Os animais utilizados para caça comiam as sobras das presas que caçavam e provavelmente eram os que recebiam a melhor alimentação possível.
Na Europa feudal, o julgamento de animais era comum, já que se acreditava que, se eles eram responsáveis por crimes, deveriam responder por eles. O júri era igual ao aplicado aos humanos – e até a advogados os animais tinham direito. ... Nessa época, os homens consideravam os animais moralmente responsáveis por seus atos."
Farinha de carne e ossos É feita a partir da carcaça de bovinos e passa por um processo de secagem e de moagem antes de entrar para a ração. Apesar de nutritiva, tem uma digestibilidade um pouco menor. Ou seja, é necessário que o cachorro coma mais para absorver os nutrientes.
A primeira ração surgiu em Londres, por volta de 1890. Foi pensada por James Spratt, que inventou a primeira forma de ração: um biscoito. Era voltada para os cachorros e o sucesso logo o fez pensar em expandir a fabricação. A primeira ração em lata veio em 1922, da marca Ken-L Ration.
A justificativa de muitos é de que uma alimentação natural (também conhecida como AN) pode não ser capaz de suprir todas as necessidades nutricionais dos animais ou poderia fazer mal à saúde destes. Até mesmo o Conselho Federal de Medicina Veterinária se mostra contra a prática da alimentação caseira.
Resumindo: comer um pouquinho da ração dos seus animais não tem problema algum, mas é preciso fazer algumas ressalvas. Vamos começar com uma aulinha de História: os cães foram domesticados quando lobos selvagens passaram a conviver com os humanos entre 19 mil e 32 mil anos atrás.
Arroz, frango, legumes e verduras podem ser uma opção mais saudável. Na opinião da veterinária Tatiane Hato, a alimentação caseira é a melhor alternativa para os cachorros, desde que seja preparada corretamente. Ela explica que quase tudo que os humanos comem, cães também podem comer.
Se a ração não faz mal ao seu pet, em princípio não fará mal ao seu pequeno. É claro que se trata de um alimento feito para o animal, para o trato digestivo dele, mas não é tóxico e nem nocivo.
Alcon Club Répteis Jabuti é um alimento extrusado completo, rico em fibras, vitaminas e minerais, que garante nutrição de qualidade aos Jabutis mantidos em cativeiro. Ingredientes naturais atrativos, como maçã, cenoura e alfafa, conferem grande aceitação ao alimento.