- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses.
Os ossos do crânio estão ligados de forma que não permitem movimentos. É formado por articulações fixas ou suturas, caracterizando a sinartrose. Outro exemplo é a articulação entre as costelas e o osso esterno, a movimentação quase não ocorre.
Anfiartrose é um tipo de articulação que permite pouco movimento, formada por tecido cartilaginoso. Quando as articulações do tipo anfiartrose são formados por cartilagem hialina, se chama sincondrose.
Tipos
As articulações que permitem amplas faixas e várias direções de movimento são chamadas diartrose . Além de lubrificar, o fluido sinovial nutre a cartilagem articular, servindo como transporte para os nutrientes necessários à cartilagem. ...
Gínglimo ou articulação de dobradiça é uma articulação óssea na qual as superfícies articulares são moldadas uma à outra de maneira a permitir o movimento apenas em um plano, para frente e para trás, ou seja, de extensão e flexão em torno de um único eixo.
O ligamento cruzado anterior (LCA) é responsável por limitar a anteriorização da tíbia em relação ao fémur, a hiperextensão do joelho e a rotação interna. O ligamento cruzado posterior (LCP) limita a posteriorização da tíbia em relação ao fémur, a hiperflexão do joelho e a rotação externa.
Os discos e meniscos intrarticulares são estruturas fibro cartilaginosas encontradas em várias articulações sinoviais, ou seja, entre as superfícies articulares. Tem como função gerar congruência (melhor adaptação) das articulações e amortecer.
Disco articular Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.
Os meniscos apresentam uma função importante na transmissão de cargas no joelho e estão intimamente ligadas as suas formas e composições. As formas dos meniscos, por exemplo, permitem que eles se adaptem as superfícies do fêmur e da tíbia em todos os ângulos de flexão do joelho.
O líquido sinovial contém em sua composição mucina, albumina, gordura e sais minerais. ... Os elementos citológicos que compõem o líquido sinovial normalmente são: linfócitos, monócitos, neutrófilos, células sinoviais, ragócitos (células RA), lipófagos, células LE.
Frutas vermelhas Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.
Portanto, de acordo com ela, para recompor o colágeno no organismo é preciso incluir alimentos ricos nesses nutrientes através de uma dieta equilibrada e variada. “Aposte em alimentos como carnes, peixes, óleo de peixe, gelatina, leite desnatado, frutas cítricas, oleaginosas (castanhas, amendoins)”, sugere.