Os principais dados que influem em como calcular o valor FOB são:
Quer dizer que o exportador é responsável pela mercadoria até ela estar dentro do navio, para transporte, no porto indicado pelo comprador. ... Se no FOB a responsabilidade do exportador acaba quando a mercadoria entra no navio, no CIF ela só termina quando a carga chega ao seu destino.
Contudo, a diferença entre os dois é clara: Se optar por EXW, fica responsável por todos os custos associados ao seu transporte para Portugal. Enquanto que, com um acordo FOB, fica responsável apenas pelos custos que existam após os seus produtos embarcarem no navio (ou aeronave).
Incentivo fiscal para a exportação
A maior diferença entre o frete CIF e o FOB está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega. O frete CIF significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino. No caso do FOB, é o cliente que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.
1 – Por conta do destinatário/remetente (FOB): – Esse tipo de frete é conhecido como FOB (Free on Board – “Livre a bordo”). Nesta opção todo o custo e responsabilidade sobre o frete estão por conta do Destinatário da Mercadoria.
A principal diferença entre esses dois tipos de frete está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega, se é o fornecedor ou o destinatário. Em resumo, na modalidade CIF a responsabilidade fica por conta do fornecedor, enquanto no frete FOB é por conta do comprador.
Nessa modalidade, o frete já está incluso no valor da compra e é o comprador quem arca com os custos, porém não com a responsabilidade. ... Nesse caso, todos os custos do frete já estão incluídos na mercadoria, como o seu custo, o seguro de transporte da carga até o destino.
Quais são os tipos de frete?
Portanto, a resposta à pergunta: “Devo destacar o frete na nota fiscal? ” é: “depende”. Se você cobrar o frete de seu cliente, em separado, sim, você deve destacar. Por outro lado, se você incluir o valor do frete ao valor dos produtos, não deve destacar.
O registro da despesa com frete sobre as vendas será feito mediante o recibo de postagem da mercadoria nos correios. O valor destacado na NF-e de venda será para reconhecer a receita de venda e não da despesa.
Bom dia,