Para se montar uma queijaria artesanal calcula-se um gasto aproximado de 35 mil reais. Os equipamentos exigirão pelo menos 15 mil reais deste valor, outros 10 mil reais deverão ser gastos em obras, e o restante servirá para a adequação da empresa segundo o órgão fiscalizador da região.
Os nômades carregavam o leite em peles de animais, criando um ambiente perfeito para que as bactérias crescessem e iniciassem o processo de fermentação, resultando no iogurte. As primeiras referências ao produto vêm dos tempos bíblicos.
1970
Stani
Os iogurtes são classificados quanto ao teor de matéria gorda estabelecidos pela legislação: - COM CREME: teor de gordura mínimo de 6g/100g; ... - PARCIALMENTE DESNATADOS: teor de gordura máximo de 2,9g/100g; - DESNATADOS: teor de gordura máximo de 0,5g/100g.
Entende-se por iogurte, segundo RIISPOA, o produto obtido pela fermentação láctea através da ação de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado. É um produto fermentado do leite com um sabor ligeiramente azedo.
A bebida láctea por ser mais diluída, devido à presença do soro do leite, é menos calórica que o iogurte, porém, do ponto de vista nutricional o iogurte possui uma maior quantidade de proteínas, cálcio e de bactérias lácteas benéficas ao organismo que melhora a flora intestinal, sendo o iogurte um alimento mais ...
Basicamente, a diferença entre o iogurte e as bebidas lácteas está na quantidade do soro existente nelas. As bebidas lácteas contém mais soro do leite do que o iogurte, além disso, para a produção do iogurte precisa-se das bactérias especificas já mencionadas.
A bebida láctea, a principal diferença é a presença de 51% de soro de leite, não é 100% lácteo como o iogurte, o que justifica sua consistência mais líquida. Possui baixa quantidade de bactérias benéficas e menor valor nutritivo, pois contém mais amido de milho do que leite em pó.
fermentação lática
Yakult
Ina destaca que iogurte é o leite fermentado, produzido a partir da adição de lactobacilos (Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus Bulgaricus, especificamente), tipos de bactérias benéficas, que transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico, por meio da fermentação.
A bebida láctea é mais líquida devido à presença de soro do leite. Já no iogurte, a base é o leite. Em relação ao valor nutritivo, apenas no iogurte temos a presença de probióticos (bactérias benéficas), que melhoram o funcionamento do intestino.
kefir
Adicione um pouco de leite morno no “yogurte inicial” misture bem. Adicione esta mistura ao leite morno e misture bem até que todo o iogurte inicial esteja misturado no litro de leite morno. PASSO 5 Coloque o leite probiótico numa vasilha e coloque a vasilha dentro da panela de água quente.
PREPARO DO IOGURTE Depois de ter deixado as amêndoas de molho conforme as instruções acima, escorra a água e coloque as amêndoas hidratadas no liquidificador. Acrescente Rejuvelac até conseguir bater. Continue acrescentando rejuvelac aos poucos ate conseguir um creme bem lisinho.
Iogurte natural: são a principal e mais fácil fonte de probióticos no mercado, mas também existem versões de iogurtes com sabor que mantém as bactérias benéficas vivas; Kefir: é um produto fermentado com levedura e bactérias que fica semelhante ao iogurte, mas possui um teor mais elevado de probióticos.