EQST

O Que A Reforma Capanema Proporcionou A Educaço Brasileira?

O que a reforma Capanema proporcionou a educação brasileira?

Podemos considerar, então, que a Reforma Capanema destinou 35 horas semanais ao ensino de idiomas, ou seja, 15 % do currículo. ... O ensino médio seria um ensino de 2ª classe, sem muitas exigências, e tampouco preparação e qualificação de professores, tais como se exigiam para o ensino secundário.

O que o Decreto-lei n 4.073 de 30 de janeiro de 1942 estabelecia?

Art. 1º Esta lei estabelece as bases de organização e de regime do ensino industrial, que é o ramo de ensino, de grau secundário, destinado à preparação profissional dos trabalhadores da indústria e das atividades artesanais, e ainda dos trabalhadores dos transportes, das comunicações e da pesca.

Qual dessas ações foi tomada por Francisco Campos durante o período Vargas?

No primeiro período da denominada “Era Vargas”, que vai de 1930 a 1937, o autor discute as seguintes ações: Criação do Ministério da Educação e Saúde Pública; Reforma do Ensino Secundário e do Ensino Superior (1931), também conhecida como Reforma Francisco Campos, então Ministro de Es- tado da Educação e da Saúde ...

Quais foram as principais iniciativas do governo federal em relação à educação no período de 1930 a 1945?

Falar de educação no segundo governo Vargas (1951-1954) nos obriga voltar ao primeiro governo (1930-1945). Foi ali que se criou o Ministério da Educação e Saúde (1930), que se construiu um sistema nacional público de ensino, e que foram feitas reformas que perduraram muitas décadas além da de 1940.

Qual a ideia de Vargas para a educação?

Ela contrariou o princípio da escola laica ao definir que o ensino fosse ministrado segundo a orientação religiosa dos estudantes, mas definiu que a Educação era direito de todos e dever do poder público. ... Para atender a esse anseio, as Leis Orgânicas do Ensino foram promulgadas a partir de 1942.

Quais as principais inovações trazidas com a Constituição de 1934?

A Constituição de 1934Principais inovações:

  • Voto secreto;
  • Voto feminino;
  • Legislação trabalhista (previdência social, jornada de trabalho de 8 horas diárias, salário mínimo, férias, etc.);
  • Autonomia dos sindicatos (na prática, porém, havia corporativismo e cooptação de sindicatos e suas lideranças);

Quais direitos foram garantidos pela Constituição de 1934?

Foram confirmados direitos trabalhistas já fixados na Constituição de 1934, como salário mínimo, férias anuais e descanso semanal, e foi também mantida a Justiça do Trabalho, encarregada de dirimir conflitos entre empregados e empregadores.

O que a Constituição de 1934 definia para a legislação trabalhista?

Com relação às leis trabalhistas, a constituição proibiu a distinção dos salários para uma mesma função por razões de estado civil, nacionalidade, sexo e idade. Promoveu a criação do salário mínimo e a padronização de uma jornada de trabalho máxima de oito horas diárias.

Quais as características da Constituição de 1934 e sua contribuição para a sociedade brasileira?

Embora tenha sido a constituição menos duradoura, a Carta de 1934 deixou heranças cruciais para o direito constitucional brasileiro, estabelecendo o sufrágio feminino e o voto secreto, maior independência do poder judiciário, direitos trabalhistas e, por fim, noções de liberdades básicas (como de livre expressão e ...