Mukuiu – é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu) a resposta é Mukuiu NZambi (ou seja que Deus te abençoe); Neste mesmo sentido encontraremos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é motumba Axé.
Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
AGRADECIMENTOS (NZAMBI UA KUATESA) Este é um momento muito especial, pois consiste em reconhecer a participação de todos aqueles que se somaram à minha trajetória nesses dois anos de caminhada.
Mocoio, Angola, é uma localidade. Mocoio está situada ao sul de Chípia.
O rio Awetu é o curso de água do sudoeste da Etiópia.
Nganga é um termo Bantu para herbalista (que pesquisa plantas curadoras) ou curandeiro espiritual em muitas sociedades africanas e também em muitas sociedades da diáspora africana, tais como aquelas no Haiti, Brasil e Cuba.
- Kiambote! (ou ngala kiambote!) (estou bem!)
A Associação Cultural, Religiosa e Beneficente “Inzo Dia Musambu Kaiango M'boti Ofulá” - Casa de Reza da Deusa do Bom Vento, é uma organização cultural, religiosa sem fins lucrativos, de natureza não governamental, constituindo-se como pessoa jurídica de direito privado, sem qualquer vinculação a partido político ou ...
Dijína, palavra de origem kimbundu Rijina, dialeto bantu que significa "nome". Nos candomblés de origem Bantu, o nome do Nkisi da pessoa deve ser secreto, se diz em público mas raramente alguém consegue ouvir, sòmente o pai ou mãe de santo deve conhecer, e a(o) madrinha/padrinho da pessoa, que é escolhida pelos mesmos.
A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Desejar “axé” a alguém é querer bem. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
significa muito poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa. Nas religiões afro-brasileiras, o termo representa a energia sagrada dos orixás., o axé pode ser representado por um objeto ou um ser que é encarregado com energias dos espíritos, em um ritual religioso.
Axé é um termo da língua Iorubá, portanto utilizado principalmente pelos fiéis das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, significa o “poder”, a “energia”, a “força de realização”.
Segundo os adeptos das religiões afro-brasileiras, a palavra axé é utilizada para designar vida; força manifesta em todo ser vivente ou coisa existente na natureza. É a energia e a força sagrada advinda dos orixás e pode se referir também a força mágica que sustenta os terreiros do candomblé.