A palavra Filosofia é composta de duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor, amizade, e Sofia, que traduzimos como sabedoria ou conhecimento. É a Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.) que se atribui a invenção da palavra.
cosmologia=é o ramo daastronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos. cosmogonia= é o termo que abrange as diversas lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências através da história.
1 Conjunto de teorias, princípios ou doutrinas, com base científica, religiosa ou meramente mítica, que procura explicar e descrever a origem e a formação do Universo; cosmogênese. 2 Conjunto de teorias que apresenta uma explicação para o surgimento e a formação do sistema solar.
A cosmogonia é a especulação sobre a origem e formação do mundo que se encontra em muitos mitos religiosos e na filosofia dos pré-socráticos, principalmente Tales de Mileto, o primeiro a buscar a origem de todas as coisas, acreditando encontrá-la na água, considerada por ele como a substância primordial do universo.
substantivo feminino Lista das doutrinas, ideologias e princípios que se dedicam à análise ou à explicação da origem do universo; teoria da origem do universo; cosmogonia. Etimologia (origem da palavra cosmogênese). Cosm(o) + gênese.
Mito teogónico - relata o nascimento dos deuses, as suas genealogias e parentescos; Mito teológico – descreve as suas histórias, casamentos, afectos e relações; Mito cosmogónico – debruça-se sobre a criação e o ordenamento do mundo e dos seus elementos.
Mitologia. A Teogonia é a narrativa clássica da origem do cosmos, dos deuses e dos heróis na mitologia grega. ... - A Cosmogonia (cosmos = universo; gonia = gênese, origem) relatou de forma imagética a origem do mundo, da natureza, dos seres inanimados como fundamento da realidade.
Mito Teogônico - Relata o nascimento dos deuses, suas naturezas, seus atributos e suas relações com o homem e com o universo.
Se você já passeou pelo Blog do Espaço ou visitou a exposição Demasiado Humano, provavelmente já ouviu falar das cosmogonias. O termo vem do grego e, traduzindo e simplificando, é uma forma de explicar como o universo surgiu.
Teogonia é um conceito que deriva do vocábulo latino theogonĭa, embora as suas raízes etimológicas mais distantes residam na língua grega. Refere-se ao nascimento de deuses (os deuses pagãos).
Cosmogonia (ou Cosmogenia) é qualquer modelo relacionado à existência (ou seja, a origem) que seja do cosmos (ou o universo), ou da chamada realidade dos seres sencientes considerada por ele como a substância primordial do universo.
Resposta. Os mitos narram à origem das coisas (origem do fogo, do vento, da água, das plantas, dos animais do homem, etc.), por meio de eventos sobrenaturais. ... Os mitos sobre a origem do mundo são denominados como Cosmogonia e Teogonia. O termo gonia vem do grego e quer dizer nascimento, geração ou descendência.
Na cosmogonia chinesa não há um criador de todas as coisas como nas “Religiões do Livro” com um ser divino criador definido e imutável, onde uma sequência de actos seus provoca a criação de todas as coisas, tudo isto registado em livro sagrado.
ZEUS ( JUPITER ) O deus supremo do mundo e regente dos deuses do Olimpo. Zeus foi considerado, de acordo com Homero, o pai dos deuses e dos mortais. ... De acordo com um dos mitos antigos do nascimento de Zeus, Cronos, temendo que ele talvez fosse destronado por um de seus filhos, engolia-os assim que nasciam.
No princípio era o Caos (fenda), que gerou Géia ou Gaia (a Terra), que por sua vez espontaneamente gerou Pontos (o mar) e Urano (o céu). ... Géia e Urano tembém se uniram, deles surgindo os Titãs (Oceano, Coeus, Crius,Hyperion, Japetus e Cronos), e as Titânidas (Thétis, Phoebe, Mnemósine, Théia, Themis e Réia).
Na árvore genealógica dos deuses, os titãs – que eram 12 – aparecem como descentes de Urano, relativo ao céu, e Gaia, que representa a terra. A nomenclatura titã é masculina e a feminina é titânide. Eles foram os antepassados dos deuses olímpicos dos seres mortais. Alguns exemplos de titãs são Oceanus, Céos e Cronos.
Sobretudo, de acordo com a Mitologia Grega, os titãs eram deuses de raças poderosos, que governavam no período da Idade do Ouro. Inclusive, eles eram 12 e também eram descendentes de Urano, a divindade que personifica o céu e de Gaia, que é a deusa da Terra.