Esta batata tem a polpa mais seca. Por ser mais firme e de formato mais alongado que a branca, é geralmente usada para fazer batata frita. Tempo de cozimento: de 30 a 45 minutos com casca. Coloração: amarelo claro na polpa e rosa ou vermelho na casca.
A batata asterix, por exemplo, possui uma casca mais escura, de cor rosada. Além da aparência, ela se difere pelo seu alto teor de amido, sendo pouco úmida. Por isso, é utilizada para preparar purês cremosos, nhoques e batata frita bem sequinha, do tipo chips.
A batata asterix é aquela de forma oval, mais comprido, com polpa clara igual a inglesa, mas casca vermelha. É um tipo de batata com muitas fibras e bastante amido, ou seja, é ótima para fritar e muito usada para fazer nhoque. Temos uma receita no site de nhoque maravilhosa, clique aqui.
A batata asterix é melhor para fritar, a ágata é melhor para cozinhar. Uma chefe de cozinha ensina a preparar um tradicional bolinho de bacalhau. Quem cozinha sabe que não é tão simples deixar a batata frita sequinha e crocante. O erro pode estar na hora de escolher o produto.
1- Batata Baraka Originária da Holanda, esse tipo de batata é excelente para ser consumida frita, pois possui pouca quantidade de água. Contudo, por conta da pouca quantidade de água, elas podem ficar murchar, o que desagrada já que o bom é comer a batata frita bem crocante.
Os dois alimentos são fontes ricas de carboidratos, mas um deles é mais nutritivo. Descubra qual batata deve ter preferência no seu cardápio. Não se engane pelo empate – a batata doce ainda sai ganhando. Entre os dois tubérculos, quem merece mais espaço à mesa é a batata-doce.
A batata baroa é bastante parecida com a batata inglesa, porém bem mais nutritiva. A batata baroa, também conhecida como mandioquinha é uma boa opção para quem quer perder peso. Apesar dessa batata engordar mais que a batata inglesa, ela também ganha no ranking das mais recomendadas pelos nutricionistas.
Batata asterix Fica ótima frita e principalmente com a casca, já que possui mais amido do que água.
Amamos a BATATA ASTERIX/ROSADA porque tem menos água e mais amido. E sendo assim é perfeita para fazer batata frita, purê de batatas, nhoque e outros pratos que com batata com muita água perdemos sabor, consistência.
De casca rosada (mais doce e macia ao cozinhar) ou branca (mais seca), a batata-doce é multiuso: fica bem frita, assada ou cozida.
R$ 29,79un. Batata Comum Saco 10Kg.
Quando o óleo já estiver bem quente, retire uma xícara de chá do óleo e misture com o amido, dissolvendo bem e com cuidado para não se queimar. Despeje essa mistura com o óleo da panela e frite as batatas em seguida. Escorra em papel absorvente e coloque o sal. As batatas ficam crocantes e sequinhas!
Tem a batata monalisa, a batata-inglesa, a batata asterix, a batata kennebec, a batata hermes, a batata condor, a batatinha, a batata-doce, a batata-baroa… a batata pré-frita. Mas essa variedade está longe de chegar perto do número certo de variedades de batatas existentes no mundo.
Solanum tuberosum
A batata Ágata tem dominado o mercado, com mais de 80% das vendas, de acordo com comerciantes da Ceasa Minas.
- Sabor: Segundo Patrícia Bertoni, a batata doce roxa possui um sabor mais adocicado, geralmente, agradando mais aos consumidores: "A batata doce roxa é mais doce e suculenta enquanto a branca é um pouco mais ressecada", analisa a profissional.
A batata-doce roxa é rica em ácido clorogênico, que é um componente que previne a formação de coágulos de sangue e ajuda a regular a pressão sanguínea. Aliás, de uma forma geral ela reduz os níveis de pressão, e por isso é mais indicada para hipertensos.
Rica em fibras, melhorando o funcionamento do intestino, fonte de Ferro, Vitamina E, Vitamina A, que fortalece o sistema imunológico, Vitamina C e Potássio. Estimula o intestino, auxilia no controle de diabetes e colesterol.
Observe a superfície da batata Por serem raízes, é natural que elas apresentem algumas imperfeições em sua superfície, como buracos. Escolha aquelas que têm menos buracos e apresentam uma maior uniformidade na coloração. Prefira as batatas doces que possuem uma superfície mais lisa.
A época ideal para a plantação da batata-doce no hemisfério norte é entre o período de Abril e Junho. Se optar por produzir os seus próprios rebentos tal como indico acima, deve começar o seu cultivo em Novembro, comprando batatas-doces com uma boa superfície , lisas e sem buracos.
A batata doce cozida pode ser mantida na geladeira, ela irá durar uns 5 dias. Se estiver cortada ou descascada coloque em pote com água e deixe na geladeira, coma dentro de 24 horas.
BATATA-BAROA Quando de boa qualidade, é firme, lisa, de cor amarelo clara, com as extremidades viçosas. Pode ser conservada durante aproximadamente uma semana, depois torna-se mole e enruga, perdendo o sabor.
Mandioquinha: deve ser firme, amarela clara e com as extremidades viçosas. As mais amarronzadas estão velhas. Fica ótima numa versão vegetariana de escondidinho: o escondidinho de mandioquinha com escarola. Mandioca: essa vale comprar descascada na feira, sem problemas.
A mandioquinha deve estar firme. Se estiver grande demais é sinal de que está velha e muito fibrosa.
Uma vez cozida precisamos espremer, isso é normal, mas é nessa hora que percebemos de quanta água estamos falando. Se estiver aguada coloque em uma panela e coloque essa panela em um fogo bem baixinho, não pare de mexer, as batatas ficarão sequinhas e poderão ser usadas nas preparações.
Quando a água começar a ferver, insira uma faca dentro de uma das batatas. Se a faca entrar com facilidade, mas sair sem estar suja, o alimento está no ponto de cozimento correto.
Para a lavagem de batatas, cenouras, beterrabas ou qualquer outro legume que você tenha em casa, o processo é basicamente o mesmo: lavá-los antes do preparo do alimento com água corrente e depois deixá-los de molho em uma solução de hipoclorito de sódio ou vinagre.
Uma outra forma de verificar se a sua batata doce está estragada é através do contato com a pele da mesma. Para isso percorra a superfície da batata doce com os dedos, e se constatar que a casca da mesma está engelhada e seca, pode ser um sinal de que o vegetal está ficando estragado.