Estudos apontam que a acne afeta 40% da população feminina com mais de 25 anos. “Uma pesquisa francesa com 4 mil voluntárias mostrou que essa era a incidência de acne entre adultas", afirma a dermatologista Vivien Yamada, da Haute Dermatologia e Estética.
“Nas mulheres adultas, a acne ocorre devido à ação dos hormônios andrógenos (testosterona e derivados) na pele. Na maioria das vezes, os níveis hormonais estão normais, mas a pele da paciente é hipersensível a esses hormônios”, completa a dermatologista Flávia Chehin.
Na maior parte das pessoas as espinhas aparecem perto dos 12 anos, têm um pico aos 15 e desaparecem aos 21. Quem tem acne na idade adulta deve ter apresentado o problema na adolescência, que persiste em uma doença crônica na fase adulta.
A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.
DESCRIÇÃO: acne (ou espinhas) é a doença mais comum da pele, afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida, mais frequentemente na adolescência. É mais comum na face, costas e peito. Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos.
Pode surgir por genética "comprometida", distúrbios endócrinos e variações hormonais, fatores externos (caso do sol e poluição), alimentação e até estresse. Segundo a medicina ayurvédica, a posição das espinhas no rosto pode denunciar problemas em outras partes do corpo.
1. Limpar corretamente a pele
Esses hormônios podem, dependendo do tipo de pele, predispor ao surgimento de espinhas e cravos, pois agem nas glândulas sebáceas. “A masturbação não está, de forma nenhuma, relacionada ao surgimento de acne.
1) Produtos com LHA, ácido salicílico e ácido glicólico diminuem as manchas. Esses ativos são essenciais para quem tem a pele oleosa, acneica e com manchas de acne. A associação do ácido salicílico com o LHA ajuda a afinar a pele, promovendo uma microesfoliação e renovação da camada superficial.
Os sete principais alimentos que causam espinhas
O correto para evitar acnes é manter o rosto limpo para evitar acúmulo de gordura na pele. “Lavar o rosto duas vezes por dia com sabonete especial e evitar ficar passando a mão na face para não transferir as inúmeras bactérias e sujeiras”, explica Daxbacher.
A forma mais assertiva de como identificar a acne presente em seu rosto, é identificar a localização que ela normalmente aparece. Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida.
A causa mais comum desse problema é a hiperatividade das glândulas sebáceas que ocorre em algumas pessoas, levando-as a terem a pele constantemente oleosa.
Além disso, cremes e géis contendo ácido retinoico ajudam a manter a oleosidade controlada, melhoram a textura e o viço. “O uso de produtos que contenham peróxido de benzoíla e nicotinamida podem ser muito úteis em caso de espinhas inflamadas e pseudofoliculite de barba”, concluiu.
A limpeza de pele masculina deve iniciar com a higienização para eliminar as impurezas. Por isso, o primeiro passo é retirar toda a sujeira superficial da pele com uma loção adstringente ou sabonete antisséptico próprio para o rosto. Passe um pedaço de algodão embebido no produto em toda a região do rosto suavemente.
A hiperfuncionalidade das glândulas sebáceas — responsáveis pela produção de sebo, que lubrifica e protege a pele — é uma das principais razões para o surgimento das espinhas no corpo e no rosto. No entanto, elas também podem se manifestar em razão do estresse, poluição, alimentação ou uso de roupas muito justas.
Pernas. Apesar de ser mais raro, acne nas pernas pode realmente aparecer e indicar que você está com deficiência de vitamina ou com algum tipo de reação alérgica.
Controle seus níveis de estresse Como o estresse pode causar acne, é importante reduzir os níveis de estresse para aliviar o "efeito estressante" na pele. Existem muitas técnicas simples que você pode tentar. Experimente fazer um curso de meditação ou mindfulness para ajudar a esvaziar a mente.
Fatores psicológicos como o estresse emocional afetam diretamente a pele, podendo potencializar o processo acneico, uma vez que o estresse tem capacidade de provocar alterações hormonais, sendo um desencadeador para o processo de formação e agravamento do quadro acneico.
Dicas para reduzir seus níveis de cortisol naturalmente