Sistema respiratório - A respiração nos humanos e em outros animais. A grande maioria dos seres vivos necessita do oxigênio para realizar o metabolismo celular e precisa eliminar o gás carbônico (dióxido de carbono) resultante desse processo. A essa troca desses gases damos o nome de respiração.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
O Sistema Respiratório é involuntário, isto é, ele funciona independentemente de nossa vontade, desejo ou consciência. Ainda que alguém possa pensar "mas eu consigo prender a respiração se eu quiser", é impossível não respirar por mais de alguns minutos; naturalmente você irá voltar a respirar contra a vontade.
O processo que costumamos chamar de respiração, o de trocas gasosas entre o corpo e o meio externo, é corretamente chamado de ventilação. Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.
Não sopramos só gás carbônico. No ar que expiramos há oxigênio de sobra para ser transmitido pela respiração boca-a-boca. Cada vez que inspiramos, entram, em média, 12,5 mililitros de ar no pulmão. Dessa quantidade, 21% são oxigênio, ou seja, 2,6 mililitros.
Resposta: O ar que inspiramos possui muito oxigênio. Já o ar que expiramos, embora também possua oxigênio, é rico em gás carbônico.
oxigênio
atmosfera
No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".
Na respiração absorvemos o gás oxigênio e assim liberamos o gás carbônico.
Resposta. da troca gasosa dos alveoloso pulmonares ( que são localizados no pulmão ) .
oxigênio