Os remédios para cistite, como antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos, ajudam a tratar e aliviar os sintomas da cistite como dor, vontade frequente de urinar, sensação de peso na bexiga, urina turva com cheiro intenso e desagradável ou febre, por exemplo.
Os antibióticos para cistite podem ser indicados pelo médico para eliminar bactérias da bexiga que estejam causando a infecção, sendo geralmente a primeira opção de tratamento para cistite.
Os antiespasmódicos podem ser indicados como remédio para cistite por aliviar sintomas específicos como a ardência ao urinar, as dores e a micção frequente.
Além disso, o médico também pode indicar exames de urina, como a urocultura com antibiograma, para identificar o microrganismo causador e os melhores antibióticos para o tratamento da infecção urinária.
A nitrofurantoína é um dos antibióticos mais indicados para infecções urinárias agudas como a cistite, podendo também ser indicada no tratamento da bacteriúria assintomática em gestantes e, em alguns casos, prevenção da infecção urinária. Confira mais indicações da nitrofurantoína.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
No tratamento da cistite é muito importante beber mais de 2 litros de água por dia e, por isso, a pessoa pode consumir alimentos ricos em água, como abóbora, chuchu, leite e suco de frutas em todas as refeições.
Além disso, embora não tenha ação antiespasmódica, a fenazopiridina (Urovit ou Pyridium) também alivia a dor e ardência característica das cistites, já que é um analgésico que atua no trato urinário.
Em caso de suspeita de infecção urinária é recomendado consultar o ginecologista, urologista ou clínico geral, para avaliar a necessidade de usar antibióticos e indicar o tratamento mais adequado.
Os antissépticos, como a metenamina e o cloreto de metiltionínio (Sepurin), também podem ajudar a aliviar a dor e a ardência ao urinar, ajudar a eliminar as bactérias do trato urinário e a prevenir infecções recorrentes e devem ser usados com orientação médica.
Além disso, em alguns casos, pode também ser feito o uso de remédios caseiros com propriedades diuréticas e antimicrobianas para complementar o tratamento indicado pelo médico, ajudando a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.
Os antibióticos correspondem à primeira linha de tratamento para cistite, devendo ser indicados pelo médico de acordo com a bactéria responsável pela infecção. Esses medicamentos devem ser usados de acordo com a orientação médica, sendo os mais comuns:
A combinação de sulfametoxazol + trimetoprima é um antibiótico normalmente indicado para infecção urinária causada por microrganismos sensíveis, sendo uma das principais escolhas em caso de cistite.
Os principais antibióticos que podem ser receitados pelo médico são, sulfametoxazol + trimetoprima, fosfomicina, nitrofurantoína, ciprofloxacino ou amoxicilina + clavulanato, por exemplo.
Os antibióticos para infecção urinária normalmente são indicados em caso de suspeita de cistite ou pielonefrite, causados por bactérias, sendo importante consultar o ginecologista, urologista ou clínico geral para que seja indicado o antibiótico mais adequado. Veja os principais sintomas de infecções urinárias.
Por fim, a cistite também pode ocorre como um sintoma de outra condição médica, como por exemplo a diabetes, a AIDS, as pedras nos rins, a próstata aumentada ou a presença de lesões na coluna.
Além disso, também podem ser usados suplementos com extrato de arando vermelho, conhecido por cranberry, que pode estar associado a outros componentes, que agem impedindo a adesão das bactérias ao trato urinário, contribuindo para a manutenção de uma microflora intestinal equilibrada, criando um ambiente adverso ao desenvolvimento da cistite. Conheça outros benefícios das cápsulas de arando vermelho.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Geralmente esses remédios são usados em associação com os antibióticos, para aliviar rapidamente os sintomas, pois o tratamento com antibiótico pode levar alguns dias para ter o efeito máximo e reduzir os sintomas da cistite.
No entanto, nem o fruto, nem seu suco e nem cápsulas de cranberry podem ser ingeridos em quantidades suficientes para evitar totalmente os sintomas da cistite. Ainda assim, vale a pena ingerir cranberry para obter uma proteção extra contra as bactérias sem deixar de seguir o tratamento indicado pelo médico.