O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal à raiz do dente.
Periodonto de Inserção - Osso Alveolar - Departamento de ...https://www.foa.unesp.brhttps://www.foa.unesp.br
A arcada alveolar é a porção da maxila e da mandíbula que forma e suporta os alvéolos dentários. É formado quando o dente erupciona para promover inserção óssea para o ligamento periodontal em formação; quando o dente é perdido, desaparece gradualmente.
Por meio da incidência radiográfica periapical observamos presença de lâmina dura ( setas) e aumento do espaço pericementário ( círculo ) no dente 25, o que pode caracterizar clinicamente como pericementite.
A pulpite consiste em uma inflamação dolorosa da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos, situada no interior do dente. (Consulte também Considerações gerais sobre distúrbios dentários). A cárie dentária é a causa mais frequente da pulpite, seguida dos traumatismos.
O cisto é definido como uma cavidade patológica revestida por epitélio. Apresenta em seu interior conteúdo líquido ou semi-sólido e, quando associado ao órgão dentário, recebe a denominação de cisto odontogênico. Normalmente são lesões ósseo-destrutivas e assintomáticas.
Um cisto ou quisto (do grego kystis, saco) é um tumor benigno revestido por uma membrana de tecido epitelial. Pode conter fluidos, material semi-sólido ou pastoso. Tem um crescimento lento e normalmente não causa dor. Uma coleção de pus é chamada de abscesso, e não cisto.
É o cisto que se origina da separação do folículo da coroa de um dente incluso. O folículo está aderido ao dente pela junção cemento-esmalte e representa o acúmulo de líquido entre a coroa de um dente e o epitélio do órgão do esmalte.
As estruturas puntiformes, com 1mm de diâmetro ou menos, de base circular, que foram encontradas na região de rafe pala- tina, entre os palatos duro e mole ou nas margens da gengiva, foram denominadas pelos autores como pérolas de Epstein ou nódulos de Bohn.
Introdução: O cisto periodontal lateral é um tipo de cisto odontogênico, de etiologia desconhecida, cuja prevalência na população não é frequente. Essa lesão ocorre geralmente na região de pré-molares inferiores, é assintomática e, em alguns casos, ocasiona expansão da cortical óssea.