A mistura asfáltica é um tipo de revestimento flexível e se divide em dois tipos: pré-misturada a frio e pré-misturado a quente. ... O pré-misturado a quente é “quando o ligante e o agregado são misturados e espalhados ainda quentes. O ligante utilizado é o cimento asfáltico” (SOARES, 2012, p. 1).
O asfalto é produzido nas refinarias de petróleo através da destilação fracionada. Na destilação fracionada o óleo bruto é aquecido e suas frações separadas de acordo com o seu ponto de ebulição. ... Não estão dissolvidos no petróleo e sim dispersos na sua forma coloidal, compreendendo o resíduo não destilável do petróleo.
A Terraplenagem consiste em cinco etapas: limpeza superficial, corte, aterro, subsolamento e acabamento. Na etapa de limpeza, usa-se o trator de esteira com lâmina frontal ou motoniveladora com o objetivo de retirar mato, tocos, gramas, e outros, visando uma melhor qualidade no serviço final.
“O pavimento flexível é aquele em que o revestimento é composto por uma mistura de ligante asfáltico e agregados. Esse revestimento asfáltico é sobreposto as camadas de base, sub-base e reforço do subleito.
Basicamente, todo pavimento rígido é composto por duas camadas principais: revestimento de concreto e sub-base, além do subleito.
Pode-se definir pavimento flexível como uma estrutura de múltiplas camadas, cujo objetivo é resistir e distribuir os esforços oriundos do tráfego, melhorar as condições de rolamento quanto ao conforto e segurança do usuário e impermeabilizar as camadas inferiores da estrutura.