Por que os controles de volume dos amplificadores e outros aparelhos de som exigem potenciômetros logarítmicos (log) enquanto que os controles de tom e outras aplicações exigem potenciômetros lineares (lin). Eles são mais sensíveis aos sons fracos e menos sensíveis aos sons fortes. ...
Quanto maior o valor do capacitor, mais baixo é o seu ponto de corte de frequências, ou seja, maior a amplitude de frequências agudas que ele filtra. O potenciômetro de tonalidade tem a função de controlar o quanto do sinal vai para o capacitor. ... Mas não deixa o restante das frequências "escoarem" pelo terra.
Os 3 tipos de capacitores mais comumente utilizados em guitarras e baixos são os cerâmicos, os de poliéster (ex: Orange drop) ou os Paper in Oil (PIO). O preço deles varia consideravelmente sendo os primeiros mais baratos e os últimos mais caros.
Quem nunca notou que ao abaixar o volume da guitarra, enquanto está tocando, ocorre uma mudança no timbre com perda de frequências, mais precisamente, um “abalo” nos Agudos? A modificação Treble Bleed serve para amenizar este fenômeno, ou seja, diminuir a perda das frequências mais altas.
Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção. Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira o knob até a metade do seu curso, ele fechará metade do som.
O trimpot também consiste de uma resistência variável (na verdade, o termo mais apropriado seria ajustável). Porém difere do potenciômetro no modo como alteramos o valor de sua resistência. ... Isso pois ele atinge valores mais precisos e é mais difícil alterar seu valor de resistência através de vibração.
Reostatos são resistências variáveis, ou seja, é uma barreira variável que dificulta a passagem da corrente elétrica em seu condutor. Com essa variação é possível aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica nesse circuito, responsável por conduzir eletricidade.