Estrias gravídica (estrias de gravidez) que podem aparecer faixas vermelhas no abdômen durante a gravidez, que mais tarde tornam-se brancas, lisas e planas. Nevos aranei (vasinhos) veias da pele podem se tornar varizes mais vistosas aparecem freqüentemente nas pernas.
A gravidez é outro motivo que contribui para essas lesões, causadas tanto pelo estiramento da pele devido ao crescimento da barriga e ganho de peso, como pelas alterações hormonais. As estrias aparecem entre 50% e 90% das mulheres grávidas, a partir do quarto mês de gestação.
Tabela de Comparação dos Melhores Cremes para Gestantes
Confira:
Aconselha-se hidratar bem a pele após o banho, com cremes que contenham vitaminas A e D, para que corrijam a textura da pele e para que ganhe elasticidade extra para suportar o estiramento durante a gravidez.
Devido à sua grande quantidade de óleos hidratantes, o NIVEA Óleo Corporal Refirmante Q10 é o produto ideal para passar em sua barriga durante a gravidez. Além disso, ele cria uma sensação de pele macia enquanto massageia as estrias. Ele pode ser usado na pele seca ou molhada, após o banho.
Cosméticos que contenham hidroquinona, tretinoína, adapaleno e isotretinoína também entram na lista das contra-indicações. Protetores solares com metoxicinamato de octila também não são seguros durante a gravidez, fique de olho nos rótulos e opte por opções com óxido de zinco.
Grávidas podem fazer hidratação no cabelo? Sim. Mas tudo depende do produto que for usado. Se o cosmético não tiver contraindicações, a hidratação pode ser feita.
Para tratar a queda de cabelo na gravidez a mulher pode comer alimentos ricos em ferro e zinco, como carne, peixe ou feijão, pois ajudam a fortalecer o cabelo. No entanto, o cabeleireiro também pode indicar produtos, como shampoos, cremes e séruns, que podem ser utilizados na gravidez e que impedem a queda de cabelo.
Mulheres com cabelos ressecados podem apresentar o quadro piorado durante a gestação, devido às alterações hormonais. A recomendação é usar xampu com lanolina, queratina e aminoácidos do trigo e da seda e utilizar máscaras de hidratação capilar.
Máscaras, óleos, shampoos hidratantes e reparadores de pontas estão liberados na gravidez – período em que é normal os fios ficarem mais frágeis e secos.
Alternativa: Por ser mais suave e ter pouca absorção, o ácido azelaico é o único liberado na gestação (a partir do quarto mês). Cremes formulados com até 10% de ácido glicólico também são seguros. Ambos ajudam no controle da oleosidade e no tratamento da acne e podem ser usados como clareadores de manchas.