Para preparar a mistura de água e fluido aditivo de radiador, é preciso seguir a proporção recomendada pela empresa fabricante do veículo — em média, essa medida é de 60% de água e 40% de fluido. Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento!
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.
O aditivo de radiador concentrado é geralmente um produto mais forte, tanto que precisa ser diluído na água. Nesse caso, dependendo da marca dele, pode-se mistura-lo na proporção de 40% a 60% do volume total de água exigida pelo veículo.
A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado. Nessas condições, o motorista pode abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.
Quanto custa, em média, a manutenção do sistema de arrefecimento? Em média, o líquido (aditivo + água desmineralizada) custa R$ 45. Um carro pode precisar de cinco a nove litros para completar todo o sistema, dependendo do modelo.
Para começar a limpeza o veículo precisa estar em um local nivelado, espaçoso e bem iluminado. O motor precisa estar frio. A válvula de drenagem deve ser desapertada com o auxílio de uma chave ajustável. Após isso, o fluido de refrigeração do radiador deve ser drenado para um balde vazio.
Desconecte a mangueira sob o tanque para permitir que o líquido saia, preferencialmente colocando um balde embaixo do carro para evitar que o líquido se espalhe. Remova a tampa do reservatório e coloque um pano de microfibra lá dentro, colocando logo depois uma mistura de água sanitária suave e água até encher.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Muita gente ao repor a água do radiador, ou do sistema de refrigeração, usa mesmo a água de torneira. O que é muito pouco recomendável, é o barato que pode sair caro. Essa água contém muitos compostos minerais que poderão se agregar internamente ao motor.
O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer. O aditivo para radiador é mais uma forma de proteger o seu carro.
Feche a válvula e abra a tampa de pressão do radiador. Encha-o com água e volte a tapar. Ligue o motor por cerca de 10 minutos e mova o botão do ventilador para o máximo. Este procedimento vai libertar o circuito de vestígios do líquido antigo.
A retirada do ar do sistema deve ser feito sempre por profissional qualificado. Ele deve retirar a mangueira de suspiro, completar com água o sistema até perceber que pela mangueira sai apenas a água colocada. Na sequência, deve-se recolocar a mangueira e reabastecer o sistema com a solução adequada (água e aditivo).
A operação para retirar o ar do sistema é simples, porém recomenda-se levar o automóvel a uma oficina de confiança. O profissional deve retirar a mangueira de suspiro d'água, completar o nível do sistema de arrefecimento até notar que pela mangueira desconectada sai apenas água.
2 - ligue o motor e aperte as mangueiras pra ajudar a sair o ar (radiador aberto). 3 - Quando começar a aquecer e a água subir, feche o radiador , deixe aquecer até uns 90 graus e desligue. 4 - Com um pano vire a tampa devagar apertando pra ela não pular, veja se sai ar ou fluído, se sair fluído feche e espere.
Mantenha a bomba mais alta do que o cilindro. Abra a válvula de alívio da bomba. Pressione a parte traseira do cilindro para ajudar o pistão se retrair, desta forma o ar irá fluir do cilindro e da mangueira para o reservatório de óleo da bomba.