A glicólise consiste de 10 reações catalizadas por uma série de enzimas solúveis localizadas no citosol. De maneira geral nas reações iniciais da glicólise, a hexose que entra (glicose ou frutose) é fosforilada duas vezes e então quebrada, produzindo duas moléculas de açúcar com 3 carbonos (gliceraldeído-3-fosfato).
O Piruvato gerado na glicólise sofre desidrogenação (oxidação) e descarboxilação catalisado pelo complexo Piruvato desidrogenase. Durante essas reações, é adicionada a coenzima A(CoA). Desta forma, a partir de cada piruvato, produz-se um acetil-CoA. ... Somado com a glicólise, são produzidos 38 ATP por molécula de glicose.
A frutose entra na via glicolítica pela sua conversão a frutose-6- fosfato; a manose pela conversão a manose-6-fosfato e em seguida a glicose-6-fosfato e a galactose é fosforilada a galactose-6-fosfato e depois a glicose-1-fosfato.
fosfofrutoquinase 1
A síntese e a degradação do glicogênio estão diretamente relacionadas à ação de duas enzimas, a glicogênio sintetase (síntese) e a glicogênio fosforilase (degradação), as quais estão sob a regulação dos hormônios insulina e glucagon.