15 ideias criativas para fazer instrumentos musicais com crianças
Confira as sugestões de Passatempo e Catraquinha:
Estique a bexiga já cortada e cubra a lata, onde a tampa foi removida; Coloque o elástico em volta da bexiga na lata, para que a bexiga não se solte; Faça isso com latas de diversos tamanhos; Encaixe a bolinha de madeira na vareta ou use uma colher de pau e o instrumento de percussão está finalizado.
Faça dois moldes do corpo e três moldes de violão com corpo, braço e um furo no centro. Veja na imagem abaixo: Com uma pistola de cola quente, una duas peças completas de violão. Pegue dois tocos de lápis para fazer o rastilho e a pestana, criando uma ponte para as cordas do instrumento em cada extremidade.
08h00
Para fazer o violão você só precisa de uma caixa comum, como a de sapatos, e elásticos, daqueles de escritório.
Basta pegar uma lata vazia e cobrir com uma bexiga cortada, sem o bico. Quanto mais esticada a borracha melhor o som ficará, mas é preciso tomar cuidado para não rasgar. Prenda a bexiga usando uma fita adesiva bem resistente, para evitar que o tambor desmonte durante as brincadeiras mais animadas.
MÚSICA instrumento cujo som é produzido pela vibração de uma ou mais cordas esticadas entre dois pontos fixos (violino, guitarra, harpa, etc.)
Os instrumentos de cordas friccionadas constituem uma subcategoria de instrumento de cordas cujas cordas vibram, emitindo som, mediante a fricção de um arco.
Nas práticas musicais existem três tipos de instrumento de corda: de cordas pinçadas ou beliscadas – que tem o som com os dedos, ou com uma palheta ou dedeira; de cordas friccionadas – aquele que tem o som com um arco esfregado nas cordas; de cordas percutidas – aquele que tem o som com um martelo.
Membranofones são instrumentos que produzem som com a vibração de membranas distendidas através da percussão. É uma das quatro principais divisões no sistema original de classificação de instrumentos musicais Hornbostel-Sachs. São exemplos de membranofones os tambores e os kazoos.