Deixe a primeira demão secar primeiro, obviamente. Aplique a segunda camada de tinta e espere ela secar. Continue repetindo o processo até alcançar a cor desejada, o que deve levar de três a seis demãos. Para um visual uniforme, aplique várias camadas finas.
Se vai pintar uma bolsa ou roupa de couro, estique e torça o tecido entre as demãos para evitar rachaduras na pintura mais tarde. Aplique mais demãos e repita. Continue cobrindo o couro com a tinta e deixando secar até obter o tom desejado. Para uma cor escura e bem sólida, podem ser precisas até sete demãos.
Use um produto de limpeza de couro em uma esponja úmida ou um pano macio e esfregue em um movimento circular para remover a sujeira inicial. Para manchas, use um produto com uma escova de cerdas macias.
Para isso, utilize uma esponja macia e sabão ou detergente neutro diluído em água. Nas partes da costura, que apresentam sujeiras mais difíceis, você pode utilizar uma escova esfregando gentilmente, com o cuidado de não danificar o revestimento. A secagem deve ser feita com um pano seco.
Método 2 de 2: Reparando rasgos e cortes profundos
Como consertar couro com cola: instruções passo a passo
Aplique um pouco de cera comum para vinil por cima da superfície do local reparado para fazê-lo brilhar e combinar com o resto do seu couro sintético. Coloque uma quantidade do tamanho de dez centavos da cera em um pano e esfregue-o levemente sobre a área reparada para deixá-la brilhante.
Faça pontos pequenos e percorra todo o rasgo — o ideal é menos de 3 mm de distância entre os pontos e 6 mm de ultrapassagem nas extremidades do rasgo. Depois de ter costurado tudo, amarre a ponta da linha com um nó e, em seguida, corte o excesso com a tesoura.
Aplique uma camada fina de cola de estofamento sobre o buraco. Contorne as extremidades do remendo com a cola. Pressione o pedaço de camurça sobre a área afetada e alinhe.
Recondicione o sofá a cada três a seis meses, certificando-se de limpar a superfície primeiro. Isso removerá a oleosidade corrosiva do couro e irá restaurar a sua maciez natural, evitando que o sofá fique seco novamente.
3. Eliminando arranhões de artigos de couro usando azeite
Aplique cola de tecido em um palito de dente ou numa pequena escova e passe-a nas extremidades da queimadura. Isso irá prevenir o aparecimento de fiapos.
A melhor maneira de conservar o sofá de couro é hidratá-lo a cada oito meses. Isso evitará rachaduras, trincas e descamações do material e o manterá sempre macio e brilhante. Você pode usar hidratantes, ceras ou graxas incolores especiais para móveis de couro ou mesmo lustra-móveis à base de silicone.
O couro, por ser algo orgânico, precisa estar macio constantemente para evitar rachaduras, trincas e descamações; assim como a pele humana. Há vários produtos para hidratar o couro de seu sofá, como ceras, graxas incolores especiais, vaselina líquida ou até mesmo lustra-móveis à base de silicone.
Essa hidratação é bem mais simples que isso. Para prolongar a vida útil de qualquer peça feita em couro sintético ou ecológico você pode usar produtos baratinhos, que provavelmente tem aí na sua casa. Pode ser creme para pentear, hidratante corporal ou óleos essenciais.
5 cuidados com o couro que você precisa saber!
Método 2 de 4: Usando um steamer
Como fazer: Raspe as partes que estão descascando com a faca. Faça isso em toda a jaqueta. Tenha paciência, pois essa é a parte mais demorada do processo. Retire os resíduos mais difíceis e pequenos com as mãos.