Iogurtes, creme vegetal, nozes, amêndoas, óleo de girassol e de canola, por exemplo, são alguns exemplos de alimentos com fitoesteróis – o brasileiro consome em média de 100 a 400 mg dessa substância por dia, sendo o que o ideal é ingerir de 1 a 3 gramas.
Nozes, amendoins, castanhas, sementes de gergelim, legumes, frutas e grãos são as principais fontes naturais de fitoesterois.
As frutas auxiliam no combate do alto colesterol (LDL). Goiaba, kiwi, morango, laranja contêm vitamina C e são aliadas da saúde do coração, pois evitam a formação de placas de gordura. “O abacate, por exemplo, beneficia combate do alto colesterol (LDL).
O uso de óleos vegetais líquidos, como canola, girassol, cártamo e outros, no lugar de manteiga, banha ao cozinhar ou à mesa, ajuda a baixar o LDL. 7. Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas. Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui LDL.
Alimentos que aumentam o colesterol ruim
Confira alguns dos alimentos que você deve evitar:
Seja puro ou misturado com outras frutas, o suco de limão reduz as taxas de colesterol LDL (ruim) no sangue, e por ser rico em antioxidantes, bloqueia a formação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.
Um excelente remédio caseiro para diminuir o colesterol rapidamente e de forma natural é tomar pelo menos 3 vezes por semana um copo de vitamina de goiaba com aveia porque é rica em antioxidantes e fibras que absorvem a gordura proveniente da alimentação, diminuindo assim a quantidade de colesterol que vai para o ...
Qualquer queijo cujo principal ingrediente seja o leite integral será fonte de gorduras saturadas. Podem ser substituídos por cottage, ricota, requeijão light, minas frescal light (cuidado com o tamanho da fatia), queijo prato light, mas sempre usando com moderação.
Restrições - Pacientes com colesterol alto precisam ter um controle na quantidade dos dois alimentos, já que são ricos em gorduras. Pessoas que fazem dietas para controle do peso devem optar pelo requeijão, por ser menos calórico e contribuir menos para o ganho de peso.
Também contém ácidos graxos essenciais para o organismo, como o ômega 3 e o ômega 6, que não podemos sintetizar. Já o requeijão, de origem animal, tem 60% de sua gordura na forma saturada – prejudicial ao coração.
Requeijão diet: Esse tipo de requeijão é indicado para quem possui exigências alimentares específicas, por exemplo: restrição de carboidrato e gordura. Geralmente são indicados para pessoas que querem controlar o peso ou precisam ficar atentos á ingestão de açúcar, como os diabéticos.