A técnica para realização do tratamento expectante compreende uma primeira escavação que objetiva retirar a biomassa cariogênica da cavidade com a remoção superficial da dentina cariada infectada da parte central da lesão e completa remoção da parte periférica.
Tratamento expectante: consiste na não remoção total da cárie devido ao risco de exposição pulpar. Desse modo, remove-se a maior quantidade de tecido cariado possível (com curetas e/ou brocas em baixa rotação).
Expectante é esperar para observar. Espere de 40 a 60 dias e não havendo sintomatologia alguma, reabra a cavidade. Atenção, atenção aqui a esse detalhe. Tem que remover todo o material que foi colocado, inclusive o hidróxido de cálcio.
1 – Sal e Limão
A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.
Primeiramente, se ainda existe algum mito que a cárie pode ser tratada por meio de procedimentos caseiros ou que ela se cura naturalmente após algum tempo, é preciso eliminá-lo de vez. A verdade é que a única forma de tratar a condição é em uma consulta com o dentista.
Ela é causada por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.
As principais causas das cáries dentárias são os alimentos e bebidas açucarados e pegajosos. Quando mais açúcar se consome, mais ácido é produzido, o que resulta em cáries.
A Cárie dentária é uma das doenças mais prevalentes no mundo. É causada por tipos específicos de bactéria, que produzem ácidos que corroem (desmineralizam) o esmalte do dente e, em casos mais avançados, a camada debaixo dele, também conhecida como dentina.
Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.
A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.
Quando o desconforto doloroso provocado não cessa passados alguns minutos – ou quando o problema é contante e não necessita de estímulos para aparecer -, é sinal de que o problema tem como causa a cárie dentária. Outro problema é a infiltração por cárie em raízes tratadas endodonticamente (tratamento de canal).
A maior causa esta sendo na falta de técnica na escovação, a cárie próxima à gengiva significa falta de higiene correta nesta área assim como a falta do uso do fio dental, que também esta relacionada a inflamação gengival.
Veja agora nossa lista com os 7 sintomas da cárie que precisam de sua atenção e que merecem uma avaliação do seu dentista!
"A lesão de cárie é caracterizada por mancha branca ou escura acompanhado, geralmente, por uma cavidade". Para identificar um dente sensível já é diferente. "A sensibilidade se dará, geralmente, na região próximo à gengiva, onde haverá a retração gengival ou um desgaste na superfície do dente, próximo à raiz".
Sintomas da sensibilidade nos dentes