“Aja” é a flexão do verbo “agir”, conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo (aja ele). ... “Haja” é a flexão do verbo haver na 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo ou negativo (haja você, não haja você).
Para quem está estudando e se preparando para a graduação, o hábito da leitura é um excelente diferencial diante da concorrência dos vestibulares. Afinal, quem lê com frequência também é capaz de fazer uma excelente redação, que tem um peso alto nas provas.
Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. ... Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.
Conheça diferentes maneiras de incentivar a leitura em casa
O leitor iniciante está em plena efervescência da aprendizagem da leitura. Nessa fase, é importante estimular a organização do pensamento lógico, os valores que levarão para a vida adulta e proporcionar-lhes enredos que estimulem a imaginação, a curiosidade e desafiem a inteligência.
O leitor-em-processo (a partir dos 8/9anos) A criança nesta fase já domina o mecanismo da leitura. Seu pensamento está mais desenvolvido, permitindo-lhe realizar operações mentais. Interessa-se pelo conhecimento de toda a natureza e pelos desafios que lhes são propostos.
Aprender ler e se tornar um leitor crítico que além de realizar leitura compreende o texto, exige empenho, tanto por parte do aluno quanto por parte de quem propõe o trabalho com a leitura. É preciso que ambos entendam que não se lê só para aprender a ler, mas sim para responder as suas necessidades pessoais.
A fluência pode ser entendida como um conjunto de habilidades que permitem uma leitura sem embaraço, sem dificuldades em relação ao texto. Envolve questões tanto ligadas à composição do texto quanto à competência do leitor, isto é, uma boa interação entre esses elementos é que pode garantir que a leitura seja fluente.
Tenha o hábito de ler (ler jornais, ler antes de dormir, ler em momentos de lazer, ler para aprender, etc.) e estimule seus filhos a fazer o mesmo. Leia para os filhos desde pequenos. Mantenha livros, jornais, revistas e outros materiais de leitura disponíveis em casa.
Para ler com fluência é preciso ser capaz de identificar automaticamente a palavra. Portanto, a leitura fluente de textos tem como pré-requisito a leitura fluente de palavras (Stanovich, 1991). A leitura fluente de palavras também depende de um bom conhecimento da morfologia, especialmente de prefixos e sufixos.
Mantenha uma postura confiante. Essa postura é importante para reduzir o nervosismo antes e depois da apresentação, além de aproximá-lo mais do público. Caso possa colocar o texto em um pódio ou uma mesa, apoie as mãos na superfície e incline-se um pouco para a frente ao ler, para parecer mais autoritário.
A leitura é uma atividade particular dos olhos e do cérebro, por isso só faça isso quando uma frase estiver realmente difícil de entender ou você não souber pronunciar determinada palavra. Ler em voz alta ou movimentando os lábios aumenta significativamente o tempo de leitura e faz com que ela seja mais cansativa.