Trata-se de um recipiente aberto ou fechado, onde cultivamos algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural. Um terrário fechado apresenta, a uma micro-escala, o nosso meio ambiente, constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos.
Principais tipos e espécies de plantas usadas em terrários
Inicialmente, coloque cascalho e areia no fundo do aquário para compor o solo do terrário....Para fazer um terrário, são necessários os seguintes materiais:
Passo a passo
Para fazer um terrário é simples, você precisa fazer duas ou três camadas de substrato, entre terras e pedrinhas, veja como é fácil. 1 – Coloque primeiro uma boa camada de pedras. Podem ser pedras ornamentais, seixos, brita ou a pedra que você achar melhor.
Aprenda como fazer um jardim em vidros de conserva
Ao cultivar em um vaso que não é vazado no fundo, é preciso ter atenção redobrada para que as raízes não apodreçam por excesso ou falta de água. Assim, existem algumas soluções que podem ser tomadas. Uma delas é utilizar o vaso duplo, também conhecido como cachepot.
Coloque o pote de vidro deitado, exatamente no centro da madeira. Passe a fita ao seu redor e marque o os dois pontos que devem ser grampeados, para garantir que o pote de vidro fique bem preso e não escorregue. Ela funcionará como uma braçadeira. Retire o pote e grampeie as duas pontas da faixa, conforme a marcação.
O vaso deve ter o solo ideal para o plantio, com a seguinte sequência: o fundo deverá ser coberto com argila expandida. Sobre ela, posicione uma manta bidim e adicione areia até completar 2/3 do vaso. Finalize com o composto orgânico misturado com terra e então posicione a muda da planta.
Se for cultivá-lo em vaso, prepare uma mistura de uma parte de terra, uma de areia e duas de composto orgânico, colocando uma boa camada de pedras no fundo para escoar o excesso de água das regas. Planta rústica que dá pouquíssimo trabalho, vai bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta sol o dia todo.
Plantio
Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno. O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.
Basta você cortar um ramo com 4 ou 6 folhas, de preferências com olhos de raízes crescendo. Coloque um ou mais olhos imerso em um vaso com água, ou simplesmente enterre em uma areia úmida. É muito importante estar bem úmido, pois esta planta precisa de uma a 3 regas por semana se o ambiente for muito seco.
Faça um corte em diagonal no caule da sua jiboia e você terá um pedaço solto da planta; é ele que você vai usar para fazer a muda. A partir daqui, você tem dois caminhos: usar terra ou água. Se optar pela terra, deixe esse galho solto secando por 24 horas e, então, coloque-o num novo vaso com terra.
Como plantar jiboia
Não há segredos para o caule da jiboia enraizar. Como mencionado, você pode utilizar terra de boa qualidade ou água. Se utilizar a água, o nódulo da raiz deve ficar submersa, e será necessário trocar a água a cada dois dias. Após as raízes surgirem, já poderá colocar no vaso de terra.
É resistente: aguenta o sol e vive sem ele; e também consegue conviver com ar condicionado. Rega descomplicada: a jiboia gosta de sentir sede, ou seja, a terra deve estar seca para ser regada novamente. Em casa, no verão, regar duas vezes por semana. No inverno, basta uma rega semanal.
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo