Trocas na fala, língua presa e respiração oral: esses são os motivos que, geralmente, levam os pacientes ao fonoaudiólogo. Mas há outros motivos que justificam uma consulta. No momento em que uma pessoa tem dificuldades de comunicação, ela apresenta problemas de convívio social.
Durante o brincar simbólico ela organiza seu pensamento e por meio dele experimenta as regras que usará na comunicação. Logo, a Fono brinca e usa a brincadeira de forma consciente e planejada para avaliar e para alcançar objetivos terapêuticos traçados.
Sinais de que é preciso levar a criança ao fonoaudiologista Os sinais de engasgamento frequente, dificuldades de gesticular a boca, palavras ditas erradas, língua presa e atraso no aprendizado de sons e palavras são totalmente percebidos pelos pais no convívio com o filho.
Conselho Federal de Fonoaudiologia – Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFA.
A Fonoaudiologia hospitalar é a área da Fonoaudiologia que atua com o paciente ainda no leito, de forma precoce, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica. Apresentam-se, como modelos da diversidade dessa atuação em recém-natos e crianças, as disfagias, o programa de triagem auditiva e as fissuras lábio-palatinas.
Art. 1º - É vedado ao fonoaudiólogo dar diagnóstico, realizar terapia fonoaudiológica individual ou em grupo pela Internet ou qualquer outro meio de comunicação.
A contribuição que a Fonoaudiologia traz para o hospital caracteriza-se por uma avaliação precoce e um diagnóstico diferencial, como por exemplo, nos casos de disfagia em paralisia cerebral, nos quais esta atuação consegue prevenir, evitar ou minimizar complicações clínicas dos pacientes.
É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.
A fonoaudiologia, hoje, possui 11 especialidades que são devidamente reconhecidas pelo Conselho federal.
Quais as áreas de atuação?
O trabalho do fonoaudiólogo nessa área visa integrar a equipe de saúde e medicina do trabalho e estuda as condições de segurança, insalubridade e periculosidade da empresa.
De acordo com a pesquisa, o cargo de fonoaudiólogo tem remuneração entre R$ 1.