Abra espaço para os pequenos interferirem a vontade ao longo da leitura, pois esta intervenção enriquece a construção imaginária dos personagens da narrativa. Faça a recontação das histórias, interpretando-as com os alunos. Confeccione, junto com a turma, o cenário do sítio do pica pau amarelo em uma cartolina.
OBJETIVO: Estimular a criatividade, curiosidade, fantasia, imaginação e estimular a linguagem oral. RECURSOS SERÃO NECESSÁRIOS: Livros e fantoches. ATIVIDADE COLETIVA: dar inicio ao projeto com a leitura do conto da Chapeuzinho vermelho. Depois fazer uma roda de conversa sobre a história.
Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe, numa bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho. Certo dia, sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha de doces, para sua vovó: – Chapeuzinho, evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.
Conto: Chapeuzinho Vermelho
A avó de Chapeuzinho Vermelho morava há meia hora de distância por dentro da floresta, do lado de fora da aldeia. Então Chapeuzinho Vermelho saiu logo de casa. Assim que ela entrou na floresta, apareceu um lobo por detrás de uma árvore. Ela não se assustou, porque ela não sabia que lobos são perigosos.
Chapeuzinho Vermelho era contada por camponeses na França, Itália e Alemanha, sempre com um caráter muito popular.
A história da Chapeuzinho Vermelho, contada há séculos, surgiu na Idade Média, a partir da tradição oral dos camponeses europeus.
Estudo mostra que história de Chapeuzinho Vermelho surgiu no século 1.
Chapeuzinho Vermelho é uma menina linda que mora com sua mãe no centro da cidade. Lá pelo menos a mãe arranjaria um emprego para o sustento da filha. ... No dia em que as duas iam saindo de casa, a avó deu de presente à neta um chapéu vermelho para se proteger do sol.
O principal procedimento é a imitação a partir de um texto modelo: um conto clássico, anúncio, texto expositivo, uma notícia, entre outros. Tal procedimento implica recontar parecido com o que estava no livro, no jornal, na revista, no encarte, ou como se fosse o autor.
Todos a chamavam de Chapeuzinho Vermelho, porque ela sempre usava uma capa de equitação vermelha que a sua avó havia lhe dado de presente. Ela amava muito a sua netinha. Um dia, a mãe de Chapeuzinho Vermelho disse, “Aqui, filha, pegue esta cesta e leve para sua vovó. Aí dentro tem pão, manteiga, bolo e frutas.
Na lenda, temos como protagonista uma adolescente que acaba de entrar no mundo dos adultos, daí sua capa vermelha; era um símbolo da menstruação. Essa jovem recebe um pedido de sua família: deve cruzar um bosque para levar pão e leite para a avó.
História da publicação original (Charles Perrault) Em 1697, Charles Perrault publicou a sua versão da Chapeuzinho Vermelho, no entanto a história não foi muito bem recebida pelos pais, que se negavam a contar para os filhos uma narrativa violenta e sem final feliz.
A história dos contos de fadas revela suas origens na tradição oral, compiladas por Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. ... A primeira coletânea de contos infantis surgiu no século XVII, na França, organizada pelo poeta e advogado Charles Perrault.
Charles Perrault
Hans Christian Andersen
Cinderela era filha de um comerciante rico. Depois que seu pai morreu , sua madrasta tomou conta da casa que era de Cinderela. Cinderela então, passou a viver com sua madrasta malvada, junto de suas duas filhas que tinham inveja da beleza de Cinderela e transformaram-na em uma serviçal.