Na atualidade, é um fato que a terceira idade não é mais como era antigamente, uma vez que hoje vive-se com mais qualidade, saúde e bem-estar. Enquanto a taxa de natalidade está caindo, a expectativa de vida só cresce. Portanto, é preciso que a sociedade esteja preparada para acolher da melhor forma quem tem mais de 60 anos.
Isso ocorre devido à redução de dopamina no organismo, substância que comanda os processos químicos relacionados ao desenvolvimento motor. Embora não exista cura, o Parkinson pode ser controlado com medicamentos e um bom acompanhamento de fisioterapia.
FARMÁCIA HOMEOPÁTICA DR WALDEMIRO PEREIRA | CNPJ: 76.440.528/0005-77 Av. Mal. Floriano Peixoto, 7709 | Boqueirão | Curitiba/PR | CEP: 81650-000 Fone: (41) 3377-6464 | E-mail: [email protected] Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h30 e aos sábados das 9h00 às 13h00. Responsável Técnico: Maria Eduarda Cipriani – CRF 29642 – PR Licença Sanitária nº 03.092/2016 | Autorização de Funcionamento nº 0.92942.3
Com os desenvolvimentos da medicina e das condições de vida nos últimos 150 anos, a esperança de vida prolongou-se e todos aspiramos a ser idosos saudáveis e ativos. Como tal, importa, sobretudo, compreender os desafios enfrentados à medida que envelhecemos e conhecer as medidas preventivas que nos conduzem no caminho para o envelhecimento saudável.
As Instituições de longa permanência (ILPIs) são instituições governamentais e não governamentais de caráter residencial. Nesses locais, os idosos têm um lar compartilhado, com ou sem suporte familiar, mas sempre com respeito à liberdade, dignidade e direitos de cidadania.
Quando mais cedo a pessoa começar a prevenir e/ou tratar o alzheimer, menores são as chances de essa doença degenerativa resultar em perdas significativas. Daí a necessidade de manter o corpo saudável por meio da boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares e trabalhar a mente por meio do aprendizado constante.
Geralmente associada a pessoas com idade acima dos 50 anos, por isso considerada uma das doenças comuns nos idosos, os sinais e sintomas da doença de Parkinson aparecem de forma gradual, mas com o passar do tempo têm tendência a aumentar consideravelmente. De todos, destacamos os seguintes:
Quando o assunto é qualidade de vida na terceira idade, devemos ficar atentos a algumas das doenças mais comuns em idosos. A partir de um determinado período, afinal, é natural que as pessoas fiquem mais propensas a desenvolver certas enfermidades.
Considerada como uma das doenças mais comuns nos idosos, quase metade dos idosos com mais de 75 anos têm dificuldades em ouvir, a surdez tem um enorme impacto sobre a qualidade de vida de muitos idosos. Pode comprometer a comunicação verbal e o bem-estar do indivíduo, levando ao isolamento e à depressão.
Gerenciamento de cuidados específicos às doenças: uma enfermeira com treinamento especial, trabalhando com um médico de cuidados primários ou geriatra, coordena os cuidados direcionados pelo protocolo, organiza serviços de suporte e ensina os pacientes.
Apesar disso, na maioria dos casos, todas as infecções apresentam sintomas similares, como dor no corpo, febre, dor de garganta, tosse, rouquidão e dificuldade para respirar. Ainda que muitos desses quadros sejam autolimitados (ou seja, se resolvam por conta própria em alguns dias), é preciso ficar atento à evolução dos sintomas e procurar ajuda médica sempre que necessário.
© 2023 Brasil Telemedicina - CNPJ: 20.268.761/0001-36 - CREMESP 994707 Diretor Técnico: Dr. Carlos Eduardo Cassiani Camargo - Médico Cardiologista - CRMSP: 107.031
A pouca produção de insulina, a resistência à insulina, ou ambas, fazem com que a glicose se acumule no sangue e, portanto, não cumpra o seu papel como principal fonte de energia para o organismo. No caso de um idoso, este mau funcionamento pode ser fatal e é por isso que se deve ter todos os cuidados para controlar da melhor forma a diabetes.
O rastreio e o diagnóstico médico são fundamentais para avaliar o risco que se corre de vir a ter uma doença cardiovascular. Quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as possibilidades de impedir o aparecimento ou o agravamento de doença cardiovascular. Uma particularidade dos factores de risco é que, pior do que se adicionarem, eles potenciam-se, ou seja, agravam-se mutuamente.
Se você tem interesse em contar com o conforto e a segurança na terceira idade, baixe o nosso e-book sobre longevidade: os segredos para envelhecer saudável!
Os transtornos depressivos e os quadros de demência (normalmente gerados por outras condições) são os problemas mais prevalentes nessa faixa etária e merecem atenção redobrada. Ainda mais quando levamos em conta alguns hábitos dos idosos, como a reclusão e a limitação física para o desenvolvimento de certas atividades.
Sofre de alguma destas doenças ou vive diariamente com um familiar que padece de alguma destas patologia atrás referidas? Como lida com esta situação? Partilhe connosco. #Stannah
No entanto, com a vinda da terceira idade, não significa que tais patologias precisam aparecer e conviver com os idosos. O que acontece é que, segundo profissionais de saúde, o surgimento destas doenças crônicas tem se dado, especialmente, devido ao estilo de vida atual da população — maior exposição aos causadores das doenças, idas irregulares ao médico etc.
A origem é genética ou causada por um estilo de vida pouco saudável, sobretudo em relação à má alimentação e à falta de atividade física. Daí começa a ocorrer um aumento anormal da pressão arterial, isto é, a pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias.
Os tipos de câncer mais comuns em idosos são:
A Doença de Alzheimer é considerada neuro-degenerativa por provocar o declínio das funções cognitivas, pois danifica e mata as células cerebrais, causando ao paciente, inicialmente, perda de memórias recentes e, progressivamente, impacta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.
Sarcopenia, que começa aos 40 anos, pode ser revertida com exercícios de força regulares, independentemente da idade. A perda de massa muscular se acentua em idosos, mas pode ser revertida em qualquer idade.
Como ganhar massa muscular na terceira idade?
Alimentação para ganhar massa muscular: conheça 10 alimentos para compor sua dieta!