Qualquer pessoa física pode obter seu Registrato, basta seguir as orientações disponíveis no site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato). A forma mais rápida é através do próprio site do Banco Central, desde que o requerente tenha acesso a Internet Banking.
A solução mais rápida para retirar a restrição é requerer a ouvidoria da instituição financeira que promova a retirada imediata, esse canal de intermediação de reclamação terá como retirar a restrição em um tempo menor do que o SAC ou central de atendimento, por exemplo.
Para se cadastrar no Registrato, você precisa ter acesso ao banco onde você tem conta pela internet ou por aplicativo de celular ou possuir certificado digital (e-CPF) do tipo A1 ou A3. Após obter o código PIN pelo aplicativo, acesse o site e conclua o cadastramento.
Truque para remover restrição no SCR após limpar o nome no SPC e Serasa. Sem enrolação, o truque consiste nas seguintes providências: 1) Guarde todos os recibos de pagamento do acordo que você fez com a assessoria de cobrança; 2) Tendo este comprovante em mãos, faça uma reclamação no site Consumidor.
Atualmente, são armazenadas no SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central) todas as operações dos clientes com valor igual ou superior a R$ 200,00 (a vencer e vencidas), tais como empréstimos e financiamentos, sua fatura de cartão de crédito, boletos e todas as demais operações financeiras.
Para saber se a financeira é confiável, basta conferir sua autorização no Banco Central. Além disso, a financeira deve seguir toda regulamentação do Bacen. Em outras palavras, elas não podem oferecer empréstimos com condições abusivas, como juros altíssimos e venda casada, por exemplo.
Essa informação pode ser facilmente encontrada pelo número 145 ou pelo atendimento ao consumidor no próprio site do Banco Central. Com essa informação em mãos, fica mais fácil saber se a instituição financeira em questão é idônea ou não, aumentando a segurando do solicitante.