EQST

Como Surgiu A Escola Norte-americana De Contabilidade?

Como surgiu a escola Norte-americana de contabilidade?

1 ASPECTOS GERAIS A Escola Norte-americana surgiu em 1887, com a criação do AAPA (AICPA), que trabalhou na qualificação da informação contábil, na padronização da contabilidade em financeira ( informação externa ) e gerencial ( informação interna ).

Quando e onde foi formada a primeira sociedade de contadores?

A primeira escola de Contabilidade brasileira foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, que em 1902, desenvolveu a filosofia da Escola Européia de Contabilidade no Brasil.

Onde se desenvolveu a moderna auditoria?

O principal berço da auditoria foi o Reino Unido tendo como o motivo do surgimento, o fato histórico da Revolução Industrial no século ​XVIII, ​onde foi para o crescimento dela na Inglaterra junto fez com que houvesse o desenvolvimento econômico e a expansão das atividades de produção que tornavam a administração ...

Quais são as 3 grandes escolas de pensamento da contabilidade?

As correntes doutrinárias do pensamento contábil:

  • CONTISMO – precursor: Luca Pacioli.
  • PERSONALISMO – precursor: Francesco Marchi.
  • CONTROLISMO – precursor: Fabio Besta.
  • REDITUALISMO – precursor: Eugen Schlmalenbach.
  • PATRIMONIALISMO – precursor: Vincenzo Masi.

Qual escola do pensamento contábil foi a primeira a reconhecer o patrimônio como objeto de estudo da contabilidade?

A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento contábil, marcada no século XV. ... Esta Escola contribuiu para a evolução científica da Contabilidade, pois a retratou não apenas como simples escrituração, mas instrumento de informação gerencial para tomada de decisões da administração.

O que diz a teoria personalista?

TEORIA PERSONALISTA: entende que o patrimônio é o objeto a ser administrado. A teoria segrega as contas que representam a situação estática (bens, direitos, obrigações e PL) das contas que representam a situação dinâmica (receitas e despesas).

O que é a teoria patrimonialista?

A doutrina patrimonialista defende os princípios estático e dinâmico da riqueza. Princípio estático - segundo D'Áuria, o estado estático do patrimônio é determinado de forma objetiva pelo inventário. Já a subjetividade compreende as relações dos elementos inventariados com as pessoas que compõem a entidade.

O que é história personalista?

A teoria personalista da história científica concentra-se nas realizações e contribuições de pessoas específicas. [...] a visão de que o progresso e a mudança na história científica são devido às idéias de um único indivíduo.

Quais são as características do personalismo?

A ideia central do pensamento personalista é a ideia de pessoa em suas inobjetibilidade (o homem não consiste num simples conjunto de matéria), inviolabilidade, liberdade, criatividade e responsabilidade, de pessoa com alma encarnada em um corpo, situada na história, e constitutivamente comunitária.

O que é resultado para a contabilidade?

A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. ... Sendo assim, bens e serviços consumidos como água, aluguel, despesas bancárias, fretes, energia elétrica e salários, por exemplo, representam reduções no ativo de uma empresa.

Quais são as contas patrimoniais e de resultado?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos: Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Quais contas patrimoniais mais impactam no caixa da empresa?

Isso vale também para as contas patrimoniais de uma empresa....Mas as principais contas patrimoniais são:

  • Contas de ativos;
  • Contas de passivos;
  • Patrimônio líquido.

Quais são os elementos que compõem as contas contábeis?

Tendo em vista a estrutura desenvolvida pela lei societária brasileira, um Plano de contas analítico poderia ter a seguinte estrutura de 1º nível:

  • Código 1 - Ativo.
  • Código 2 - Passivo.
  • Código 3 - Patrimônio Líquido.
  • Código 4 - Receitas.
  • Código 5 - Custos.
  • Código 6 - Despesas e Outros Resultados.