A diversidade social brasileira vem dos diferentes costumes antigos, é a mistura da civilização portuguesa e africana, com a vinda dos escravos negros. Houve uma mistura nas culturas que hoje se adapta as nossas. De todas as crenças, raças, modo de vida, todo tipo de cultura, todas as classes sociais.
A construção histórica e política de cada povo ao longo de tooodos esses anos (décadas e séculos!) resultou no que constitui a cultura de cada lugar nos dias de hoje. E conhecer essa diversidade cultural desde cedo é muito importante para que possamos nos tornar adultos mais abertos, empáticos, instruídos e informados.
A diversidade cultural engloba um conjunto de culturas existentes, ou seja, a variedade de culturas diferentes em um determinado local. ... A globalização foi fator de extrema importância para que houvesse uma maior diversidade nesse âmbito, pois possibilitou maior intercâmbio cultural entre os países.
a cultura popular tem tanta importancia porque é dela que sai a indentidade do nosso povo, e através dela resgastamos o nosso pasado e a nossa cultura, e conhecemos nossas raízes. Sem ela nós pederemos nossos valores e a nossa indentidade.
A identidade cultural não está distante da definição de identidade, pois ela é a identificação essencial da cultura de um povo. O que um povo produz linguística, religiosa, artística, científica e moralmente compõe o seu conjunto de produção cultural.
A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.
A identidade territorial é um conceito inovador, complexo e controverso, centrado na originalidade e singularidade de realidades geográficas físicas e humanas de localidades e regiões, e que tem sido crescentemente reconhecido como um factor de competitividade, perante as forças da globalização económica e cultural.
Os elementos identitários para a política curricular do Estado deve ser construído conforme a identidade do local, que permite apresentar a sua singularidade. ... Ao construir um currículo escolar, deve-se levar em conta a identidade do local, para evitar generalizações. Abraços!
MARCOS LEGAIS QUE EMBASAM O CURRÍCULO REFERENCIAL PARA O ESTADO DA BAHIA 31 LEI FEDERAL Nº 11.
Para falar da Territorialidade na singular e plural Bahia, deve-se considerar as diversas identidades que caracterizam esse estado, atribuindo determinando quais são as pluralidades e singularidades dos seus territórios.
Define política curricular como "um aspecto específico da política educativa, que estabelece a forma de selecionar, ordenar e mudar o currículo dentro do sistema educativo, tornando claro o poder e a autonomia que diferentes agentes têm sobre ele".
Os Componentes Curriculares são matérias acadêmicas que compõe o itinerário curricular do Curso, com creditação e carga horária pré-definida. Segundo o Regimento Interno do PPG EDUCAMPO, os componentes curriculares do curso dividem-se em Obrigatórios e Optativos.
Existe uma diferença conceitual entre currículo, que é o conjunto de ações pedagógicas e a matriz curricular, que é a lista de disciplinas e conteúdos do currículo. ... O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.