O termo Gestão do Conhecimento (GC) ou Knowledge Management (KM), em inglês, compreende uma série de ações que uma empresa deve desenvolver para garantir a continuidade e a qualidade de seus processos. Nesse artigo, você vai poder entender melhor o que é Gestão do Conhecimento, seus pilares, vantagens e como ela pode ajudar melhorar a performance do seu negócio.
Os benefícios da gestão do conhecimento podem incluir maior eficiência, tomada de decisões mais assertivas, custos reduzidos, melhor aprendizado e desenvolvimento, melhor atendimento ao cliente e melhor colaboração.
Por fim, a tecnologia é uma aliada fundamental na gestão do conhecimento. Ferramentas como sistemas de gerenciamento de documentos podem ser vitais para a implementação de um processo de gestão.
A gestão do conhecimento deve ser vista como uma parte do ecossistema maior da empresa, o que significa que precisa estar alinhada e integrada a outras iniciativas como inovação, treinamento e desenvolvimento.
Em uma empresa, a gestão do conhecimento organizacional é imprescindível, pois permite o entendimento de quais conhecimentos fazem parte da estrutura e dos processos do negócio e quais ainda podem ser desenvolvidos para contribuir com o crescimento da organização.
O compromisso da alta administração é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa. Para a gestão do conhecimento, significa garantir que a liderança entenda e apoie ativamente os esforços do time de gerenciamento e qualidade.
Dados representam uma série de fatos, conceitos ou estatísticas que podem ser analisados para produzir informações.
Uma das mais famosas ferramentas de Gestão do Conhecimento, a Confluence permite a consulta e edição das informações no mesmo lugar, além de funcionar como um canal de suporte ao cliente. Com mais de 100 milhões de páginas criadas desde seu lançamento, a plataforma é usada por gigantes, como a NASA e o Spotify.
Como garantir a gestão do conhecimento organizacional?
Também devem ser definidos os responsáveis pela administração desse processo e quais as atividades que deverão ser realizadas para colocar a gestão do conhecimento em prática.
Entretanto, se pela falha ou inexistência de sistemas de gestão do conhecimento é possível perceber a importância do tema, existem também dados que comprovam os benefícios da sua implantação.
Um dos modelos mais adotados de gestão do conhecimento é o modelo SECI, um framework desenvolvido por Nonaka e Takeuchi na década de 90. O framework parte da diferenciação e relação entre conhecimento tácito e explícito.
Você não saberá o que é gestão do conhecimento nas organizações por completo sem antes entender os princípios que existem por trás dessa cultura de inovação.
A gestão do conhecimento ajuda a atrair profissionais comprometidos com o longo prazo, estimula a criatividade e a vontade constante de aprendizado, além de otimizar processos internos e os fluxos de trabalho, gerando valor às empresas e colocando-as em destaque.
No entanto, de nada adianta reunir um elevado volume de conhecimentos dissipados. É essencial que possam servir de aprendizado para todos, sendo, portanto, compartilhados e transformados em ações efetivas.
Segundo a KM World, uma das maiores referências quando o assunto é gestão do conhecimento, a definição clássica de uma linha do termo foi oferecida por Tom Davenport: “Gestão do Conhecimento é o processo de capturar, distribuir e efetivamente usar o conhecimento”, e provavelmente nenhuma definição resumida é melhor ou mais sucinta, desde então.
Cada vez que se tem mais consciência sobre os conhecimentos existentes entre os trabalhadores, departamentos e processos, fica mais fácil organizar as informações adquiridas e transformá-las em:
No ambiente de trabalho, a lógica não é diferente. Estamos acostumados a entregar resultados, pesquisar, analisar a concorrência, experimentar novos produtos e avaliar atendimentos.
O conhecimento não abrange apenas o capital intelectual, mas também todo o capital humano, a capacidade de pesquisar e inovar de uma empresa. Por isso, além de suportes, o conhecimento precisa de uma gestão precisa, um processo de armazenagem seguro e acessível e, obviamente, de canais para distribuição.
Como disse o escritor e conferencista motivacional norte-americano John Maxwell “as pessoas defendem o que elas ajudam a criar”.
5 Ferramentas de Gestão do Conhecimento
As quatro etapas para implementar a gestão do conhecimento
Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. ... Não adianta implantar a gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir.
15 competências gerenciais que todo gestor deve ter
O que é Gestão de Tecnologia da Informação? Resumidamente, a Gestão de TI pode ser definida como gerenciamento de software, hardwares e também de pessoas de uma organização. O principal foco desses gestores é a melhoria e otimização dos processos e procedimentos que envolvem a área de TI.
Ele precisa ser um líder para a equipe. O Gestor de TI precisa desse conhecimento em pessoas para melhor gerenciar os membros do seu time. Ele deve ser capaz de engajar a sua equipe nos objetivos e metas propostos, além de transmitir conhecimento e ter uma boa comunicação com todos.