Resolução RDC n.º 96/08, de 17 de dezembro de 2008 (versão consolidada com atualizações até agosto de 2010) - Dispõe sobre a propaganda, publicidade, informação e outras práticas cujo objetivo seja a divulgação ou promoção comercial de medicamentos.
Para o público em geral, só é permitida a publicidade de medicamentos de venda isenta de prescrição médica, ou seja, propagandas de medicamentos que não possuem tarja vermelha ou preta em suas embalagens.
A Anvisa estabelece que os medicamentos que exigem prescrição médica tenham uma publicidade dirigida. Ou seja, esses produtos não podem ser anunciados para o público em geral, apenas para profissionais da área da saúde que podem receitar (dentistas e médicos) ou dispensar (farmacêuticos) medicamentos..
De acordo com a RDC Nº67/2007*, item "5.
Para o público em geral, só é permitida a publicidade de medicamentos de venda isenta de prescrição médica. Já os medicamentos que requerem prescrição médica só podem ser anunciados aos profissionais de saúde prescritores.
A prescrição magistral permite ao médico a utilização de formulações que não são produzidas industrialmente por diversos motivos como: poucas prescrições, formas farmacêuticas menos usuais, prazo de validade curto, em casos de patologias que necessitam de um ajuste de dosagem e faixa etária do paciente.
Significado de Magistral adjetivo Relativo ao mestre (professor, perito): comportamento magistral. [Figurado] Que tem a marca da superioridade, da excelência; irrepreensível, perfeito: uma obra magistral.
As fórmulas magistrais se diferenciam das oficinais pois são preparadas de acordo com uma prescrição específica, atendendo às necessidades de um único paciente, enquanto um preparado oficinal é uma fórmula não específica, feita segundo indicações da farmacopeia brasileira ou outros manuais reconhecidos pelo Ministério ...
Preparação oficinal: é aquela preparada na farmácia, cuja fórmula esteja inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA. Procedimento asséptico: operação realizada com a finalidade de preparar produtos para uso parenteral e ocular com a garantia de sua esterilidade.
Medicamentos Oficiais - são aqueles oficializados nas monografias presentes nas Farmacopéias. Medicamentos Oficinais - são aqueles preparados na própria farmácia, de acordo com normas e doses estabelecidas por Farmacopéias ou formulários e com uma designação uniforme.
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à Antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia ilustra o poder (cobra) e a cura (taça).
O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega. ... Durante uma visita a pacientes, uma serpente subiu e se enrolou no cajado e por lá ficou. Assim, a mitologia grega o colocou como deus da Medicina.
galo
O termo símbolo, com origem no grego symbolon (σύμβολον), designa um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstrato (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria, etc.) ... Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).