Como surgiu a corrida do ovo na colher? Não sabemos, ao certo, a origem da corrida do ovo na colher. Sabemos que se trata de uma brincadeira tradicional da infância, muito difundida nas festas juninas, nas brincadeiras de criança nos parques ou no âmbito escolar, na etapa da Educação Infantil.
Jeito de brincar Uma criança fica do lado de fora e segura uma pedra na mão. Ela começa a caminhar ou a correr em volta da roda enquanto todos batem palmas e cantam a música abaixo. Depois de algumas voltas, a criança (que tem a pedra na mão) deixa a pedra atrás de uma das crianças sentadas na roda.
Uma das maneiras infalíveis de como saber se o ovo está choco é usando olfato. Se você quebrá-lo e sentir aquele odor de podre, descarte-o. O teste pode ser feito mesmo com o ovo inteiro, já que o cheiro de podre pode ser sentido através da casca.
Teste de flutuação com o ovo
Para evitar imprevistos, antes de quebrar um ovo coloque-o dentro de um copo com água com a ponta voltada para baixo. O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamente./span>
Como saber se o ovo está fresco? Uma rápida busca online sugere o teste da água: se estiver bom, o ovo afundará de modo horizontal; se não for tão fresco, ficará levemente inclinado; se boiar, sinal de que está velho (e pode até estar estragado)./span>
Se o ovo afundar, significa que você pode consumi-lo, está fresco. Isso acontece porque assim que é posto, ele preenche quase todo o volume no interior da casca e tem apenas uma pequena bolsa de ar. No entanto, com o passar do tempo, o ovo vai perdendo água de seu interior pelos poros da casca e fica menos denso.
O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
Para deixar a gema dura, você tem duas opções: estourá-la na própria frigideira ou deixar o ovo fritar bem até que tudo fique bem cozido. Normalmente, o que se faz é virá-lo quando estiver bem douradinho de um lado para que possa dourar bem do outro.
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o milho, o creme de leite, o leite e o sal até obter uma mistura homogênea. Passe pela peneira, coloque em uma panela e leve ao fogo. Mexa sempre até que ferva. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos e mexa de vez em quando./span>
Passo a passo