Resposta: Corrente de temperatura, ou corrente de ar ascendente, é formada quando massas de ar de diferentes temperaturas se encontram. O ar frio é mais denso que o ar quente e, quando uma massa de ar frio encontra uma massa de ar mais quente, o ar mais quente tende a subir, formando uma corrente de ar crescente.
O ar se desloca por diferença de pressão na superficie,quando denso (frio) ele desce (maior pressão)e quando mais leve (quente) ele sobre, diminui a pressão. O movimento do ar surge a partir da diferença de pressão atmosférica na superficie. Logo, o ar sempre se desloca da alta para a baixa pressão.
Origem dos ventos O ar se movimenta em razão da diferença de temperatura e pressão da atmosfera. ... Pressão atmosférica é a medida da força exercida pelo peso da coluna de ar sobre uma área da superfície terrestre. Quanto maior o peso da coluna de ar, maior a pressão atmosférica.
No caso dos alísios, eles têm grande incidência na América central, sendo formados pelo deslocamento das massas de ar frio (zonas de alta pressão) dos trópicos para a zona equatorial (zonas de baixa pressão). Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta.
7.
Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. Os ventos contra-alísios sopram do equador para os tópicos. São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.
As células de Hadley estendem-se desde o equador até latitudes de aproximadamente 30º, em ambos os hemisférios. ... A circulação atmosférica transporta energia em direção aos polos, reduzindo assim o gradiente de temperatura entre o equador e os polos.
As células polares são fenômenos atmosféricos que se formam na região dos polos. A subsidência nas proximidades dos pólos produz uma corrente superficial em direção ao equador, que é desviada, formando os ventos polares de leste, em ambos os hemisférios.
A dinâmica da circulação atmosférica é responsável, principalmente, pela variabilidade climática. Ela acontece em três níveis, chamados de “células”. Entende-se por Circulação Atmosférica a movimentação das massas de ar.
Resposta. Resposta: A circulação atmosférica é responsável pela dinâmica de circulação dos ventos, pela alteração das pressões atmosféricas, pela distribuição do calor e, consequentemente, interferem diretamente no clima da Terra.
As partículas de água transportadas pelas correntes marinhas promovem uma distribuição de temperaturas ao longo dos lugares por onde passam. Isso impede, por exemplo, que locais sob uma maior radiação solar fiquem continuamente mais quentes, enquanto os polos são sempre mais frios.
As correntes marítimas ou oceânicas designam imensas porções de água que se deslocam nos mares e oceanos do planeta terra, as quais influenciam no clima das regiões em que atuam uma vez que transportam umidade e calor.
Correntes quentes: massas de água originadas de áreas da zona intertropical ou zonas tórridas da Terra, essas deslocam com destino às zonas polares. Correntes frias: correntes marítimas com origem nas zonas polares e migram em sentido às regiões equatoriais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As correntes marítimas podem ser classificadas de acordo com a temperatura do local onde se formam em: correntes quentes, se formam nas zonas equatoriais (correntes das Guinas, do Golfo do México, do Brasil e a Sul Equatorial); correntes frias, que se formam nas regiões polares (correntes do Labrador, de Humbolt, das ...
No Brasil existem três correntes, sendo duas quentes e uma fria. A fria se chamada Corrente de Falklandas, chamada de Malvinas na Argentina, que vem desde o Sul do país até chegar no estado do Espírto Santos. Temos a corrente quente chamada Corrente do Brasil que vem do Nordeste até o Sudeste.
Correntes frias: inversamente, as correntes frias são provenientes de faixas polares, com elevadas latitudes, sendo, portanto, mais frias. Elas deslocam-se em direção à Linha do Equador.
As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.
Resposta. Maritimidade é uma medida da influência da umidade do mar sobre cidades ou países que tenham seus territórios próximos ao litoral. Já correntes marítimas é o nome dado ao fluxo das águas dos oceanos, ordenadas ou não, decorrentes da inércia da rotação do planeta Terra, dos ventos e da diferença de densidade.