Permeabilidade é a capacidade de transmitir fluidos, no caso quando tratamos de permeabilidade do solo é a capacidade de absorção de chuvas pelo mesmo. E apesar de parecer uma coisa banal a permeabilidade é um assunto de extrema importância para o meio urbano.
A permeabilidade diz respeito à capacidade de a água penetrar com facilidade nos objetos e ser retida por estes. Assim, um solo permeável é aquele em que a água consegue penetrar com bastante facilidade, enquanto o solo impermeável é o tipo de solo que não é capaz de reter água.
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. ... Como as plantas precisam de água para crescerem, os solos que deixam a água passar rapidamente costumam ser menos férteis do que aqueles em que a água demora um pouco mais para passar.
Importância: O estudo da percolação de água no solo, ou seja, a permeabilidade, é importante porque intervêm num grande número de problemas práticos, tais como drenagem, rebaixamento do nível d'água, cálculo de vazões, análise de recalques, estudo de estabilidade, etc.
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.
Agricultura. Minhocas ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. As minhocas do subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas. Tal coisa já era conhecida no Egito antigo.
Fique sabendo que ela é de suma importância, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais. ... Além disto, ao escavar o solo, as minhocas formam túneis, favorecendo a aeração das raízes das plantas e a penetração das águas das chuvas.
São animais subterrâneos e vivem enterradas, escavando galerias e canais. Seu principal alimento são os restos vegetais, que é ingerido com grandes quantidades de terra. Possuem hábito alimentar detritivo, isto é, se alimenta de detritos de várias origens. Com suas fezes, elas produzem o húmus.
O excesso de água no solo enche suas galerias sendo assim elas não conseguem tirar oxigênio da água, por isso elas saem da terra, em busca de oxigenação.