Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
O logaritmo do número 1, em qualquer base sempre, será igual a 0. O logaritmo de qualquer número a, na própria base a, será igual a 1. O logaritmo de uma potência da base é o expoente, em qualquer base. A potência de base a e expoente logab é igual a b.
Destacamos os seguintes elementos: a = Base do logaritmo; b = logaritmando ou antilogaritmo. x = logaritmo.
Conhecendo esses detalhes, vocês entenderão direitinho as três propriedades que veremos a seguir!
Para calcular o logaritmo de uma fração, usamos a propriedade log a/b = log a - log b. log 14/10 = log 14 - log 10. 1,146 - 1 = 0,146. Geralmente, não se dá, no enunciado, o valor do log de 14, mas o log de 2 e 7 (que são números primos).
Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.
Resumindo: Você transforma o número decimal em uma fração. Cada número após a vírgula, é a quantidade de zeros do denominador, ( ex: 5,6981 = 56981 / 10000).
O que é um logaritmo de um número negativo, afinal? E o seguinte. Para calcular qualquer potência, como, por exemplo, 90,5, a máquina faz a seguinte operação. Se Y=90,5, aplicando-se o logaritmo a esta equação, teríamos que ln(Y)= ln(90,5).
Leibniz era de opinião que um número negativo não tinha logaritmo real porque toda potência de expoente real de um número positivo a, é um número positivo; isto é, ax = y onde a > 0 e x ∈ IR.
Quem conhece os logaritmos, sabe que dois de seus três termos possuem algumas restrições quanto aos valores numéricos que podem assumir. Se a base de um logaritmo não for um valor maior que zero e diferente de 1, ou se o logaritmando desse mesmo logaritmo não for um valor positivo, então o logaritmo não poderá existir.
Para usar a tecla log no cálculo do valor do logaritmo de base 10, por meio da calculadora científica, digita-se inicialmente o valor do qual logaritmo desejamos e a seguir pressiona-se a tecla log, respectivamente.
Se a sua calculadora tiver um ''^'' chapeuzinho em alguma das teclas você apenas digita o numero, após isto o chapeuzinho e o expoente com seu sinal negativo. Por exemplo: 125 ^ -5 , assim obterá seu resultado.
A calculadora ln permite calcular online o logaritmo natural de um número....Propriedade do logaritmo natural
Para calcular o exponencial de um número, basta digitar o número e aplicar a função exp. Assim, para o cálculo do exponencial do número seguinte 0, é necessário inserir exp(0) ou diretamente 0, se o botão exp já aparecer , o resultado 1 é retornado.
Para calcular potenciação, abra a calculadora comum do Windows, no menu Exibir escolha o modo Cientifica. No modo científica, clique na tecla 2 e depois clique na tecla "x^y" e depois clique na tecla 5, após clique na tecla "=".
Como calcular potência? A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.
A potenciação com números decimais ocorre como nos números inteiros: basta multiplicar a base pelo número indicado no expoente, lembrando da regra de multiplicação de números com vírgula.
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência). Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.
Para resolver potências com expoentes grandes, devemos aplicar a propriedade do expoente e escrever o número como uma multiplicação de mesma base. Esta questão está relacionada com exponenciação. Esta é uma operação matemática onde uma base é elevada a um expoente.
Resposta. +36, pois quando a potência é um número par, automaticamente a resposta será positiva.
O quintuplo de um número é multiplicalo por 5. Então 5 * 5 = 25 Elevado na sexta potência, fica.
2^5 = 32 .
Veja Como Chegamos a Este Resultado:
Abra o Microsoft Word. Com o Word aberto, selecione o número que deseja deixar elevado. Após selecionar mantenha as teclas CTRL e SHIFT pressionadas. Aperte uma vez a tecla com o sinal de igual "=" e automaticamente o número ficará elevado.
Resposta. Aperta o número que você quiser como base, depois aperta Alt Gr junto com o expoente. =)১০ সেপ্টেম্বর, ২০১৯