Usar uma cinta modeladora para afinar a cintura pode ser uma estratégia interessante para vestir uma roupa justa, sem ter que se preocupar com a barriguinha. No entanto, a cinta não deve ser usada todos os dias, porque pode comprimir demais a região abdominal, prejudicando até mesmo a respiração e a digestão.
Espartilho, cinta, modelador de cintura, tight lacing... De acordo com os médicos, há risco de compressão vascular e, como consequência, varizes internas e nas pernas, além de dor na coluna, deformidade de vértebra, mudança dos órgãos do lugar, esofagite, refluxo e enfraquecimento muscular.
As cintas modeladoras possuem barbatanas mais rígidas do que os corselets e mais flexíveis do que os corsets, porque geralmente são feitas de aço flexível. ... O uso da cinta modeladora é muito mais versátil do que um corset um corselet, pois não é só uma peça decorativa.
Existem Corsets de diversos tipos de modelagens e para as mais diversas finalidades, mas, para o uso de iniciantes na prática do Tight Lacing, os modelos mais recomendados são aqueles denominados Underbusts (peças que envolvem desde a linha de tórax até a região dos flancos).
Para começar a praticar o tight lacing é necessário algumas avaliações médicas com o ortopedista, gastroenterologista e o angiologista. O acompanhamento deve ser a cada 6 meses ou uma vez ano se não tiver nenhuma complicação na saúde.
Você deve ir se adaptando aos poucos a peça para ir ampliando o número de horas. A parte debaixo do corset não deve ser muito curta, pois, irá “cortar a barriga”, deixando alguns pneuzinhos de fora. Também não devem ser muito alta para não machucar os seios. O material deve possibilitar a respiração da pele.
Tight Lacing Esta modelagem se dá através da pressão que o corset apertado exerce sobre as costelas flutuantes, fazendo assim, com que as mesmas se curvem gradativamente. Parece simples, mas na verdade o treino de tight lacing é uma técnica que requer paciência e muita força de vontade.