A diluição de soluções ocorre quando acrescentamos solvente (geralmente a água) a alguma solução, com isso o volume da solução aumenta e sua concentração diminui, porém a massa do soluto permanece inalterada. Isso é feito, por exemplo, quando diluímos um produto de limpeza antes de usá-lo.
Concentração (comum ou em mol/L) da solução final (Cf ou Mf); Concentração da solução inicial (Ci ou Mi). Esse cálculo depende do tipo de diluição que já mencionamos acima, se é diluição por adição ou redução. Na adição a soma do volume inicial com o volume do solvente adicionado resultará no valor do volume final.
A diluição é um processo comum no dia a dia. Por exemplo, ao adicionarmos água a algum produto de limpeza, como desinfetantes, para torná-lo menos concentrado. Outro exemplo é a preparação de sucos a partir de concentrados industrializados.
O fator da diluição é o volume final dividido pelo volume da alíquota. Nesse caso o volume final é 3mL e o da alíquota (sangue) é 0,15mL, então: Outro caso bem conhecido é o da solução salina que é NaCl a 0,9%.
*Ao calcular os fatores de diluição, é importante que as unidades de volume e concentração sejam as mesmas. A quantidade de solvente a ser adicionada é igual a V2-V1. O fator de diluição é frequentemente expresso usando expoentes, 1: 100 (10-2) 1:1000 (10-3) e assim por diante.
Diluição seriada Todas as diluições na série têm o mesmo fator de diluição, em que a amostra da diluição anterior é usada para fazer a diluição subsequente. Por exemplo, se eu tiver uma diluição 1/2, meu fator de diluição é 2. Todas as diluições seguintes serão multiplicados por 2. 1/2 * 2 = 1/4 * 2 = 1/8 * 2 = 1/16 …
A diluição seriada é a técnica que permite a contagem do número de microorganismos de amostras com concentrações muito elevadas. ... A amostra deve então ser diluída seriadamente para que a concentração de microrganismos diminua, dando origem a colônias suficientemente separadas, possibilitando assim a contagem.
Transferir para o 1º tubo 0,1 mL da amostra que apresentou teste qualitativo positivo. Misturar e transferir 0,1 mL do 1º para o 2º tubo, misturar e transferir 0,1 mL do 2º para o 3º tubo e assim sucessivamente até o 5º tubo. Obtêm-se diluições 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32, respectivamente.
para fazer o VDRL A amostra de líquor deve ser centrifugada, a fim de sedimentar e remover hemácias ou contaminações bacterianas que podem estar presentes e causar interferência no teste. Amostras de líquor turvas após a centrifugação, ou com hemólise, não são adequadas para o teste VDRL.
PROTEÍNA C REATIVA (PCR LÁTEX) Caso tenha reação, presença de aglutinação da amostra, proceder as diluições: ½, ¼, assim sucessivamente até cessar a reação; Diluição: Na diluição de ½, colocar 50 microlitros de soro fisiológico mais 50 microlitros da amostra do paciente.
Normalmente essa diluição está escrita da seguinte forma: 1:10 ou 1:20 ou 1:40 – O que isso significa? Uma diluição de 1:10 significa que 10% da sua mistura será produto, 90% será água. Então, em uma garrafa de 1 litro por exemplo você vai adicionar 100ml de produto e 900ml de água.
Então, em uma garrafa de 1 litro, por exemplo, você vai adicionar 100 ml de produto e 900 ml de água. Da mesma forma, uma diluição de 1:20 significa que 5% da sua mistura é produto e os demais 95% são água. Então, basta dividir 1 por 20, que é igual a 0,05 ou 5%.
Diluição para primeira aplicação: 1ª demão: 15% de água limpa 2ª e demais demãos: 10% de água limpa. Diluição para repintura: 1ª e demais demãos: 10% de água limpa. Ferramentas: Pistola. Diluição: 30% de água limpa.
A tecnologia aplicada neste produto permite uma diluição de 20% a 50%. Quando utilizar Pincel, Trincha ou Rolo de Lã (pelo baixo), dilua 10 MEDIDAS de LÁTEX PREMIUM PLUS LUKSCOLOR com 2 a 5 MEDIDAS de água e misture bem até completa homogeneização, com espátula larga e rígida.
Encha o reservatório com solvente adequado e pulverize em um balde até eliminar a tinta. Desligue a pistola, esvazie o reservatório e desmonte a pistola (inclusive o bico, em alguns modelos). Deixe as partes de molho em água quente e sabão (tintas a base de água) ou aguarrás (tintas a base de óleo).
Diluição: 10% de Suvinil Aguarrás em todas as demãos. Para aplicação com pistola diluir 30%.
Aplique demão de tinta sempre com rolo de lã de pelo baixo. Os rolos de pelo alto não espalham corretamente o produto sobre a superfície. Para evitar o desbotamento da cor, aplique duas ou três demãos, respeitando a diluição e instruções de aplicação expressas na embalagem.