Cálculo do volume útil da fossa séptica: V = 1000 + N x (C x T + K x Lf) V = 1000 + 200 x (50 x 0,50 + 65 x 0,20) = 8.
O sistema deve ser preferencialmente instalado ao lado do banheiro, em um nível mais baixo que o terreno, mas evitando ao máximo as curvas nos canos. A fossa deve receber apenas efluentes e dejetos humanos ligados ao banheiro. Evite despejar esgotos de ralos e pias.
Fossa Séptica: A fossa séptica é um tanque impermeável onde os esgotos brutos (não tratados) permanecem por algumas horas, antes de serem lançados no solo ou numa rede de coleta.
Ela consiste basicamente em um buraco no solo, podendo ou não ser coberto, para onde são direcionados a água e os seus dejetos. O conteúdo depositado na fossa negra então infiltra e se dissipa no solo, uma vez que as superfícies da mesma não são impermeabilizadas, dando espaço assim para a deposição de mais material.
As opções mais eficientes são as fossas sépticas e as mini estações de tratamento de esgoto. As fossas sépticas minimizam os problemas das fossas negras porque nela os dejetos não entram em contato direto e as mini estações de tratamento de esgoto devolvem ao ambiente uma água já tratada que pode ser reutilizada.
Como Cavar Um Buraco?