O consumo exagerado de fibras pode causar uma perda excessiva de água, provocar desconforto intestinal e desencadear uma deficiência energética, uma vez que causa saciedade. O recomendado é que o consumo alto de fibras seja acompanhado da ingestão de uma grande quantidade de água.
* OS ORGÃOS DO TRATO DIGESTIVO E SUAS FUNÇÕES 1 - Ruminação (quebra de partículas) e produção de saliva (regulador de pH) • A ruminação reduz o tamanho das fibras e expõe seus açúcares à fermentação microbiana.
No caso dos ruminantes, como boi, carneiro, cabra, girafa, veado, camelo, entre outros, que se alimentam de vegetais, o estômago é muito desenvolvido e se divide em pança ou rúmen; barrete ou retículo; folhoso ou omaso e coagulador ou abomaso.
Em primeiro lugar, bovinos são ruminantes, assim como cabras, carneiros, camelos, veados, girafas, cervos, búfalos, alces etc. E, ser ruminante significa basicamente que os animais têm a capacidade de mastigar e engolir, o mesmo alimento, várias e várias vezes.
Nos animais ruminantes, o estômago compreende quatro compartimentos: os pré-estômagos (contendo o rúmen, retículo e omaso) e o estômago verdadeiro, o abomaso.
A corcova não tem água: tem gordura Muita gente acha que a corcova do camelo funciona como uma "mochila" para armazenar água – existe inclusive um acessório desse para nós, humanos, que se chama "camelback", inspirado no bicho. Na verdade, o que existe dentro da imensa massa é gordura.
Os camelos são bem adaptados para a vida no deserto. Eles se alimentam de plantas espinhosas, arbustos e grama seca. Podem ficar dias, ou mesmo meses, sem beber água. Se um camelo fica sem comida e água, a gordura em sua corcova pode sustentá-lo por vários dias.
- A alimentação dos dromedários é baseada em vegetação do deserto (plantas espinhosas como cactos), gramíneas, ervas e folhagens. ... - Atualmente, são encontrados dromedários, principalmente, na região norte da África e também no Oriente Médio. Nestes locais, eles vivem de forma domesticada.
100 litros
Os camelos conseguem suportar altas temperaturas corporais, acima dos 40°C. Isso faz com que pouca água seja necessária para resfriar o corpo, ou através do suor ou ofegando. Eles aproveitam as baixas temperaturas do deserto à noite para perderem o excesso de calor corporal.